Pensando a Educação em tempos de incerteza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López, Diana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19566
Resumo: A crise produzida ao longo do século XX sobre valores absolutos com fundamentos alheios às práticas linguísticas, teve impacto não só no nível teórico dos debates sobre a verdade, mas também no campo prático da vida social, política e cultural das sociedades atuais em que a crise é vivida como fragmentação, dispersão e incerteza. As mais claras emergentes no campo educacional têm a ver com: 1) o alcance do sentido problemático de toda "universalidade" e, portanto, do caráter "universal" do direito à educação e, 2) a suposta separação entre “escola” e “vida”. Eixos que tratamos neste artigo.
id FC-1_6ec169886f82fb90098c06cb8cf8694e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19566
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling Pensando a Educação em tempos de incertezaEducaciónCrisisUniversalidadAlteridadDemocraciaEducationCrisisUniversalityOthernessDemocracyEducaçãoCriseUniversalidadeAlteridadeDemocraciaA crise produzida ao longo do século XX sobre valores absolutos com fundamentos alheios às práticas linguísticas, teve impacto não só no nível teórico dos debates sobre a verdade, mas também no campo prático da vida social, política e cultural das sociedades atuais em que a crise é vivida como fragmentação, dispersão e incerteza. As mais claras emergentes no campo educacional têm a ver com: 1) o alcance do sentido problemático de toda "universalidade" e, portanto, do caráter "universal" do direito à educação e, 2) a suposta separação entre “escola” e “vida”. Eixos que tratamos neste artigo.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1956610.18764/2236-4099v12n29.2022.22Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCspahttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19566/11272Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLópez, Diana 2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19566Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando a Educação em tempos de incerteza
title Pensando a Educação em tempos de incerteza
spellingShingle Pensando a Educação em tempos de incerteza
López, Diana
Educación
Crisis
Universalidad
Alteridad
Democracia
Education
Crisis
Universality
Otherness
Democracy
Educação
Crise
Universalidade
Alteridade
Democracia
title_short Pensando a Educação em tempos de incerteza
title_full Pensando a Educação em tempos de incerteza
title_fullStr Pensando a Educação em tempos de incerteza
title_full_unstemmed Pensando a Educação em tempos de incerteza
title_sort Pensando a Educação em tempos de incerteza
author López, Diana
author_facet López, Diana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv López, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Crisis
Universalidad
Alteridad
Democracia
Education
Crisis
Universality
Otherness
Democracy
Educação
Crise
Universalidade
Alteridade
Democracia
topic Educación
Crisis
Universalidad
Alteridad
Democracia
Education
Crisis
Universality
Otherness
Democracy
Educação
Crise
Universalidade
Alteridade
Democracia
description A crise produzida ao longo do século XX sobre valores absolutos com fundamentos alheios às práticas linguísticas, teve impacto não só no nível teórico dos debates sobre a verdade, mas também no campo prático da vida social, política e cultural das sociedades atuais em que a crise é vivida como fragmentação, dispersão e incerteza. As mais claras emergentes no campo educacional têm a ver com: 1) o alcance do sentido problemático de toda "universalidade" e, portanto, do caráter "universal" do direito à educação e, 2) a suposta separação entre “escola” e “vida”. Eixos que tratamos neste artigo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19566
10.18764/2236-4099v12n29.2022.22
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19566
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n29.2022.22
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19566/11272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293731504128