As folhas formando a grande força: As ervas na ritualística em terreiros de Candomblé em Campina Grande/PB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3211 |
Resumo: | Pouco se tem estudado sobre a diversidade, o uso e a importância das plantas utilizadas na cultura afro-brasileira nos terreiros de candomblé. A motivação para desenvolver este estudo se deu em decorrência de, cada vez mais, se tornar publico o reconhecimento da importância das ervas utilizadas nos rituais afro-brasileiros.Por outro lado, também merece destaque o conhecimento sobre os efeitos que as mesmas causam naqueles que delas se utilizam, seja para a cura de enfermidades ou nas atividades ritualísticas nas quais são utilizadas. Camargo (1997, pg 21) justifica e considera essencial a necessidade de tratar toda a vida e toda maneira de utilização da biodiversidade com respeito.Verger (2004, p 59), ressalta que, nas religiões afro-brasileiras, em especial no candomblé, é preciso conhecer as folhas que fazem parte do fundamento religioso e da ligação pessoa–natureza–divindade, ele também salienta que esse envolvimento entre a natureza e a utilização das folhas para o uso terapêutico seja difundido como saberes científicos e estudados pela medicina.Neste contexto, e devido ao amplo uso das plantas utilizadas na cultura afro-brasileira na sociedade, inclusive associadas à religiosidade, torna-se relevante realizar estudos que busquem investigar a sua importância para a comunidade.Prandi (1991, p 262) cita a vinculação das ervas e outros elementos dentro do candomblé, e fala que os orixás são associados a elementos da natureza, fenômenos meteorológicos como a chuva e o arco-íris, certas plantas, animais e atividades econômicas.Enfatizamos a relevância dos saberes da tradição envolvidos na cultura da utilização das plantas nos rituais como forma de buscar vibrações e irradiações energéticas,com fins terapêuticos e místicos ou como oferendas às entidades espirituais. Nesta pesquisa, de caráter etnográfico, objetivamos identificara compreensão de pessoas que frequentam os terreiros de candomblé localizados no município de Campina Grande/PB, e indagando-os acerca da importância e utilização na ritualística das ervas. O presente trabalho propõe-se a contribuir com os estudos que envolvem as plantas empregadas na medicina popular e o sincretismo com ocada ritual apresentado nas cerimonias.A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados entre os frequentadores de trêscasas de candomblé. Os participantes foram questionados quanto aos saberes acerca do manejo das plantas de utilização ritualística, do conhecimento sobre a sua indicação terapeutica e sobre a sua preparação para uso. Acreditamos que este trabalho contribuirá com a essência daprática da religião afro-brasileira, por meio do desbravamento da natureza dos elementos místicos de origem vegetal; uma vez que esse entendimento pode, segundo a própria crença do candomblé, obter a energia vital dessas ervas e utilizá-las de maneira benefica. Nessa crença, as plantas que são cultivadas e depois ofertadas e os sacrifícios realizados, nos quais a vida que é retirada, voltam para a terra; alimentando-a e completando o ciclo de energia.A pesquisa mostrou que os adeptos do candomblé, utilizam as plantas correspondentes a cada orixá, mas sem ter o conhecimento a este respeito, pois seguem as orientações do Babalorixá/Yalorixá, depositando neles a sua total indicação e confiança. |
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As folhas formando a grande força: As ervas na ritualística em terreiros de Candomblé em Campina Grande/PBThe leafs forming the great force: the herbs in the ritualistic in candomblé terreiros in Campina Grande / PBMedicina popularCandombléPlantas medicinaisCultura afro-brasileiraCandombléAfro-Brazilian cultureCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICAPouco se tem estudado sobre a diversidade, o uso e a importância das plantas utilizadas na cultura afro-brasileira nos terreiros de candomblé. A motivação para desenvolver este estudo se deu em decorrência de, cada vez mais, se tornar publico o reconhecimento da importância das ervas utilizadas nos rituais afro-brasileiros.Por outro lado, também merece destaque o conhecimento sobre os efeitos que as mesmas causam naqueles que delas se utilizam, seja para a cura de enfermidades ou nas atividades ritualísticas nas quais são utilizadas. Camargo (1997, pg 21) justifica e considera essencial a necessidade de tratar toda a vida e toda maneira de utilização da biodiversidade com respeito.Verger (2004, p 59), ressalta que, nas religiões afro-brasileiras, em especial no candomblé, é preciso conhecer as folhas que fazem parte do fundamento religioso e da ligação pessoa–natureza–divindade, ele também salienta que esse envolvimento entre a natureza e a utilização das folhas para o uso terapêutico seja difundido como saberes científicos e estudados pela medicina.Neste contexto, e devido ao amplo uso das plantas utilizadas na cultura afro-brasileira na sociedade, inclusive associadas à religiosidade, torna-se relevante realizar estudos que busquem investigar a sua importância para a comunidade.Prandi (1991, p 262) cita a vinculação das ervas e outros elementos dentro do candomblé, e fala que os orixás são associados a elementos da natureza, fenômenos meteorológicos como a chuva e o arco-íris, certas plantas, animais e atividades econômicas.Enfatizamos a relevância dos saberes da tradição envolvidos na cultura da utilização das plantas nos rituais como forma de buscar vibrações e irradiações energéticas,com fins terapêuticos e místicos ou como oferendas às entidades espirituais. Nesta pesquisa, de caráter etnográfico, objetivamos identificara compreensão de pessoas que frequentam os terreiros de candomblé localizados no município de Campina Grande/PB, e indagando-os acerca da importância e utilização na ritualística das ervas. O presente trabalho propõe-se a contribuir com os estudos que envolvem as plantas empregadas na medicina popular e o sincretismo com ocada ritual apresentado nas cerimonias.A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados entre os frequentadores de trêscasas de candomblé. Os participantes foram questionados quanto aos saberes acerca do manejo das plantas de utilização ritualística, do conhecimento sobre a sua indicação terapeutica e sobre a sua preparação para uso. Acreditamos que este trabalho contribuirá com a essência daprática da religião afro-brasileira, por meio do desbravamento da natureza dos elementos místicos de origem vegetal; uma vez que esse entendimento pode, segundo a própria crença do candomblé, obter a energia vital dessas ervas e utilizá-las de maneira benefica. Nessa crença, as plantas que são cultivadas e depois ofertadas e os sacrifícios realizados, nos quais a vida que é retirada, voltam para a terra; alimentando-a e completando o ciclo de energia.A pesquisa mostrou que os adeptos do candomblé, utilizam as plantas correspondentes a cada orixá, mas sem ter o conhecimento a este respeito, pois seguem as orientações do Babalorixá/Yalorixá, depositando neles a sua total indicação e confiança.Little has been studied about the diversity, the use and the importance of the plants used in the Afro-Brazilian culture in the candomblé terreiros. The motivation to develop this study has become, as a result, increasingly, become public the recognition of the importance of the herbs used in the Afro-Brazilian rituals. On the other hand, it is also worth mentioning the knowledge about the effects that they cause in those who are used, either for the cure of diseases or in the ritualistic activities in which they are used. Camargo (1997, p. 21) justifies and considers essential the need to treat all life and every way of using biodiversity with respect.Verger (2004, p 59), emphasizes that, in African-Brazilian religions, especially in Candomblé, it is necessary to know the leaves that are part of the religious foundation and the person-nature-divinity linkage, he also emphasizes that this involvement between nature and the use of leaves for therapeutic use is diffused as scientific knowledge and studied by medicine. In this context, and due to the wide use of the plants used in Afro-Brazilian culture in society, even associated with religiosity, it becomes relevant to carry out studies that seek to investigate their importance to the community. Prandi (1991, p 262) of the herbs and other elements within the candomblé, and says that the orixás are associated with elements of nature, meteorological phenomena such as rain and rainbow, certain plants, animals and economic activities. We emphasize the traditional knowledges involved in the culture of use of plants in rituals as a way of seeking vibrations and energetic irradiation for therapeutic and mystical purposes or as offerings to spiritual entities. In this ethnographic research, we aimed to identify the understanding of people who visit candomblé terreiros located in the city of Campina Grande / PB, and inquire about the importance and use of herbal rituals. The present work proposes to contribute with the studies that involve the plants used in folk medicine and the syncretism with ocada ritual presented in the ceremonies. The data collection was done through questionnaires applied among the regulators of three cases of candomblé. The participants were asked about the knowledge about the management of plants for ritual use, about the knowledge about their therapeutic indication and about their preparation for use. We believe that this work will contribute to the daprática essence of the Afro-Brazilian religion, through the unfolding of the nature of the mystical elements of vegetal origin; since this understanding can, according to candomblé's own belief, obtain the vital energy of these herbs and use them beneficially. In this belief, the plants that are cultivated and then offered and the sacrifices made, in which the life that is withdrawn, return to the earth; feeding it and completing the cycle of energy. The research showed that candomblé followers use the plants corresponding to each orixá, but without the knowledge in this respect, because they follow the directions of Babalorixá / Yalorixá, depositing in them their total indication and confidence.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Onofre, Eduardo Gomes71747022609http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Aragao, Patricia Cristina de95252078621http://lattes.cnpq.br/6734404565435352Costa, Joellyton do Rozário2019-03-21T19:26:17Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, J. do R. As folhas formando a grande força: As ervas na ritualística em terreiros de Candomblé em Campina Grande/PB. 2017. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:33:16Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:33:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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