Uma reflexão sobre a pedagogia libertária e a pedagogia crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1571 |
Resumo: | Este estudo teve como tema a discussão sobre as aproximações e as convergências da Pedagogia Libertária e da Pedagogia Crítica. A Pedagogia Libertária, idealizada pelos anarquistas entendia que a educação seria o caminho ideal para se atingir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária; apregoavam a educação integral do homem e a abolição de castigos e prêmios; portanto, as propostas educativas dos anarquistas centravam-se no ensino anti-autoritário, no ensino integral, na educação e na revolução. Os anarquistas acreditavam que a educação seria o pilar para as transformações sociais e emancipação das pessoas. A Teoria Crítica e os teóricos críticos pretendiam desenvolver nas classes dominadas o poder de transformar os abismos que assolavam a sociedade. A educação para tais teóricos tinha como escopo a reflexão, pois quando os dominados refletem sobre sua situação atual, se conscientizam que estão inseridos em uma sociedade onde imperam a exclusão, a injustiça e a opressão. Assim, dentre as aproximações e convergências existentes na Pedagogia Libertária e na Pedagogia Crítica destacou-se a busca pelo desenvolvimento de indivíduos conscientes e reflexivos sobre os males que assombram a sociedade e na busca de meios para que tais males sejam extinguidos |
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Uma reflexão sobre a pedagogia libertária e a pedagogia críticaEste estudo teve como tema a discussão sobre as aproximações e as convergências da Pedagogia Libertária e da Pedagogia Crítica. A Pedagogia Libertária, idealizada pelos anarquistas entendia que a educação seria o caminho ideal para se atingir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária; apregoavam a educação integral do homem e a abolição de castigos e prêmios; portanto, as propostas educativas dos anarquistas centravam-se no ensino anti-autoritário, no ensino integral, na educação e na revolução. Os anarquistas acreditavam que a educação seria o pilar para as transformações sociais e emancipação das pessoas. A Teoria Crítica e os teóricos críticos pretendiam desenvolver nas classes dominadas o poder de transformar os abismos que assolavam a sociedade. A educação para tais teóricos tinha como escopo a reflexão, pois quando os dominados refletem sobre sua situação atual, se conscientizam que estão inseridos em uma sociedade onde imperam a exclusão, a injustiça e a opressão. Assim, dentre as aproximações e convergências existentes na Pedagogia Libertária e na Pedagogia Crítica destacou-se a busca pelo desenvolvimento de indivíduos conscientes e reflexivos sobre os males que assombram a sociedade e na busca de meios para que tais males sejam extinguidosUniversidade Federal do Maranhão2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1571Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 3 (2012): Docência em tempos líquidos2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1571/1234Klein, Jacob ErnestoNascimento, Luciano Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-11T17:22:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1571Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2013-08-11T17:22:15Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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