Uma reflexão sobre a pedagogia libertária e a pedagogia crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Jacob Ernesto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Luciano Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1571
Resumo: Este estudo teve como tema a discussão sobre as aproximações e as convergências da Pedagogia Libertária e da Pedagogia Crítica. A Pedagogia Libertária, idealizada pelos anarquistas entendia que a educação seria o caminho ideal para se atingir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária; apregoavam a educação integral do homem e a abolição de castigos e prêmios; portanto, as propostas educativas dos anarquistas centravam-se no ensino anti-autoritário, no ensino integral, na educação e na revolução. Os anarquistas acreditavam que a educação seria o pilar para as transformações sociais e emancipação das pessoas. A Teoria Crítica e os teóricos críticos pretendiam desenvolver nas classes dominadas o poder de transformar os abismos que assolavam a sociedade. A educação para tais teóricos tinha como escopo a reflexão, pois quando os dominados refletem sobre sua situação atual, se conscientizam que estão inseridos em uma sociedade onde imperam a exclusão, a injustiça e a opressão. Assim, dentre as aproximações e convergências existentes na Pedagogia Libertária e na Pedagogia Crítica destacou-se a busca pelo desenvolvimento de indivíduos conscientes e reflexivos sobre os males que assombram a sociedade e na busca de meios para que tais males sejam extinguidos
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