EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem. |
id |
FC-1_7d0c50576dbf4bdd94619806c4e63b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17071 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditivaEducação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem.Universidade Federal do Maranhão2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 26 (2021): "Tempos sombrios"2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071/9590Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessPreviatti, Salete Maria PellenzPetris, Juliana PatríciaZanandrea, Renato2021-09-20T18:11:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17071Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2021-09-20T18:11:12Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva Previatti, Salete Maria Pellenz Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação. |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva |
author |
Previatti, Salete Maria Pellenz |
author_facet |
Previatti, Salete Maria Pellenz Petris, Juliana Patrícia Zanandrea, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Petris, Juliana Patrícia Zanandrea, Renato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Previatti, Salete Maria Pellenz Petris, Juliana Patrícia Zanandrea, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação. |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071/9590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 26 (2021): "Tempos sombrios" 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293463068672 |