EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Previatti, Salete Maria Pellenz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Petris, Juliana Patrícia, Zanandrea, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem.
id FC-1_7d0c50576dbf4bdd94619806c4e63b7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17071
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditivaEducação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem.Universidade Federal do Maranhão2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 26 (2021): "Tempos sombrios"2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071/9590Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessPreviatti, Salete Maria PellenzPetris, Juliana PatríciaZanandrea, Renato2021-09-20T18:11:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17071Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2021-09-20T18:11:12Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
Previatti, Salete Maria Pellenz
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva
author Previatti, Salete Maria Pellenz
author_facet Previatti, Salete Maria Pellenz
Petris, Juliana Patrícia
Zanandrea, Renato
author_role author
author2 Petris, Juliana Patrícia
Zanandrea, Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Previatti, Salete Maria Pellenz
Petris, Juliana Patrícia
Zanandrea, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.
topic Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071/9590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 26 (2021): "Tempos sombrios"
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293463068672