Estética da sensibilidade como princípio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trojan, Rose Meri
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481
Resumo: O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.
id FCC-1_0303ff9ce5f7547263a9ff2d95433e6b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/481
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estética da sensibilidade como princípio curricularEducação EstéticaDiretrizes CurricularesFilosofia da EducaçãoO fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.Fundação Carlos Chagas2004-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 425-443Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 425-443Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 425-443Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 425-4431980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481/485Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrojan, Rose Meri2023-11-01T14:06:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/481Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:06:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética da sensibilidade como princípio curricular
title Estética da sensibilidade como princípio curricular
spellingShingle Estética da sensibilidade como princípio curricular
Trojan, Rose Meri
Educação Estética
Diretrizes Curriculares
Filosofia da Educação
title_short Estética da sensibilidade como princípio curricular
title_full Estética da sensibilidade como princípio curricular
title_fullStr Estética da sensibilidade como princípio curricular
title_full_unstemmed Estética da sensibilidade como princípio curricular
title_sort Estética da sensibilidade como princípio curricular
author Trojan, Rose Meri
author_facet Trojan, Rose Meri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trojan, Rose Meri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estética
Diretrizes Curriculares
Filosofia da Educação
topic Educação Estética
Diretrizes Curriculares
Filosofia da Educação
description O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481/485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 425-443
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 425-443
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 425-443
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 425-443
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309624954880