A educação e a inserção do Brasil na modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963 |
Resumo: | Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional. |
id |
FCC-1_0948a98b30caca0c54ab59d411740fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/963 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação e a inserção do Brasil na modernidadePolíticas EducacionaisEstatísticas EducacionaisMelhoria da Qualidade do EnsinoEste trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional. Fundação Carlos Chagas1992-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 63-821980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963/968Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sérgio Costa2023-10-19T14:41:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/963Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:41:37Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
title |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
spellingShingle |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade Ribeiro, Sérgio Costa Políticas Educacionais Estatísticas Educacionais Melhoria da Qualidade do Ensino |
title_short |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
title_full |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
title_fullStr |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
title_full_unstemmed |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
title_sort |
A educação e a inserção do Brasil na modernidade |
author |
Ribeiro, Sérgio Costa |
author_facet |
Ribeiro, Sérgio Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sérgio Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Estatísticas Educacionais Melhoria da Qualidade do Ensino |
topic |
Políticas Educacionais Estatísticas Educacionais Melhoria da Qualidade do Ensino |
description |
Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963/968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82 Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 63-82 Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82 Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 63-82 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311213547520 |