Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harbison, F.
Data de Publicação: 1972
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881
Resumo: Se considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito.
id FCC-1_114ccb389ffba459db77326b8f67c293
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1881
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanosPlanejamento da educaçãoRecursos humanosObjetivos da educaçãoFinanciamentos da educaçãoSe considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 85-1041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881/1848Copyright (c) 1972 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHarbison, F.2023-01-03T14:05:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1881Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-03T14:05:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
title Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
spellingShingle Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
Harbison, F.
Planejamento da educação
Recursos humanos
Objetivos da educação
Financiamentos da educação
title_short Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
title_full Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
title_fullStr Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
title_full_unstemmed Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
title_sort Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
author Harbison, F.
author_facet Harbison, F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harbison, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da educação
Recursos humanos
Objetivos da educação
Financiamentos da educação
topic Planejamento da educação
Recursos humanos
Objetivos da educação
Financiamentos da educação
description Se considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito.
publishDate 1972
dc.date.none.fl_str_mv 1972-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881/1848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1972 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1972 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104
Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 85-104
Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104
Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 85-104
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314411704320