Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1972 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881 |
Resumo: | Se considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito. |
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Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanosPlanejamento da educaçãoRecursos humanosObjetivos da educaçãoFinanciamentos da educaçãoSe considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 85-104Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 85-1041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1881/1848Copyright (c) 1972 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHarbison, F.2023-01-03T14:05:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1881Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-03T14:05:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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