O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482 |
Resumo: | Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas. |
id |
FCC-1_16a98b9fe2d6c924915528565242c36f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/482 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América LatinaBanco MundialReforma do EnsinoAmérica LatinaModernizaçãoEste artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.Fundação Carlos Chagas2004-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 445-4661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482/486Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Maria Sylvia Simões2023-11-01T14:07:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/482Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:07:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
title |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
spellingShingle |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina Bueno, Maria Sylvia Simões Banco Mundial Reforma do Ensino América Latina Modernização |
title_short |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
title_full |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
title_fullStr |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
title_full_unstemmed |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
title_sort |
O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina |
author |
Bueno, Maria Sylvia Simões |
author_facet |
Bueno, Maria Sylvia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Maria Sylvia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial Reforma do Ensino América Latina Modernização |
topic |
Banco Mundial Reforma do Ensino América Latina Modernização |
description |
Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482/486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 445-466 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466 Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 445-466 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431065029410816 |