O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Maria Sylvia Simões
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482
Resumo: Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.
id FCC-1_16a98b9fe2d6c924915528565242c36f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/482
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América LatinaBanco MundialReforma do EnsinoAmérica LatinaModernizaçãoEste artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.Fundação Carlos Chagas2004-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 445-4661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482/486Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Maria Sylvia Simões2023-11-01T14:07:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/482Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:07:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
title O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
spellingShingle O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
Bueno, Maria Sylvia Simões
Banco Mundial
Reforma do Ensino
América Latina
Modernização
title_short O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
title_full O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
title_fullStr O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
title_full_unstemmed O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
title_sort O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
author Bueno, Maria Sylvia Simões
author_facet Bueno, Maria Sylvia Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Maria Sylvia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Banco Mundial
Reforma do Ensino
América Latina
Modernização
topic Banco Mundial
Reforma do Ensino
América Latina
Modernização
description Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482/486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 445-466
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 445-466
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 445-466
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431065029410816