O Banco Mundial e a educação superior na América Latina : mapeamento de documentos e eixos articuladores de políticas
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49362 |
Resumo: | A participação dos Organismos Internacionais em temas correlatos à educação, vem ganhando força e destaque no cenário das pesquisas do campo da política educacional, do planejamento e da gestão da educação. Dentre esses organismos, o Grupo Banco Mundial (BM) é o que mais tem movimentado financiamento em suas intervenções em matéria educativa, figurando como um ator relevante do campo da educação superior, em especial frente aos seus Estados-membros latino-americanos. Por este motivo, esse estudo teve como objetivo analisar os documentos do BM voltados ao campo da educação superior, enfatizando sua proposta de atuação para os Estados da América Latina. Como delineamento metodológico, no plano epistemológico, a Teoria da Ação Social (BOURDIEU, 2004, 2013a) serviu como pano de fundo para a concepção da educação superior como um campo de (e em) disputas em torno de sua reconfiguração. Quanto ao plano da técnica, lançou-se mão da pesquisa documental e da Análise de Conteúdo, para a criação e inferência de categorias baseadas no aspecto semântico dos textos objeto do estudo (MORAES, 1999; BARDIN, 2011). O marco temporal para a busca por documentos disponibilizados e de responsabilidade do BM que tratassem de orientações para o campo da educação superior, foi o período de 1944 a 2019, para que fosse possível a compreensão da origem de suas atuações. Se constatou que ao longo desse período, o BM passou por diversas reformas, que tenderam sempre à reificação do sistema capitalista como um norte para as suas tomadas de decisão nos mais diferentes Estados-membros que dele fazem parte. Daí, então, como principal resultado auferido nessa tese, está a proposta de consideração da existência de documentos mundiais e de documentos regionais, de onde emanam as orientações deste organismo internacional para os seus Estados-membros. Por meio da Análise de Conteúdo, as inferências semânticas nos documentos evidenciaram que as incursões bancomundialescas voltadas ao campo educação superior da América Latina tangem à gestão, ao financiamento, à certificação, à avaliação comparativa entre os sistemas de ensino superior e aos recursos materiais e humanos do referido campo. Não obstante a isso, os documentos tensionam reordenamentos jurídico-normativos para a regulação da educação superior em seus Estados-membros, a reestruturação geopolítica mundial dos investimentos em pesquisa científica de cada um deles, a mudança de perspectiva sobre os sentidos da educação superior e, não menos importante, um novo modo de funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) de caráter universitário. Por fim, a tese defendida é a de que: para a compreensão pormenorizada e analiticamente coerente dos posicionamentos do BM no campo da educação superior da América Latina, se faz necessário considerar, de maneira escalonada e relacional, aqueles que aqui são denominados de documentos mundiais e de documentos regionais. |
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SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524http://lattes.cnpq.br/9556013338525128GOMES, Alfredo Macedo2023-03-15T17:18:30Z2023-03-15T17:18:30Z2022-10-25SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva. O Banco Mundial e a educação superior na América Latina: mapeamento de documentos e eixos articuladores de políticas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49362ark:/64986/0013000000t1kA participação dos Organismos Internacionais em temas correlatos à educação, vem ganhando força e destaque no cenário das pesquisas do campo da política educacional, do planejamento e da gestão da educação. Dentre esses organismos, o Grupo Banco Mundial (BM) é o que mais tem movimentado financiamento em suas intervenções em matéria educativa, figurando como um ator relevante do campo da educação superior, em especial frente aos seus Estados-membros latino-americanos. Por este motivo, esse estudo teve como objetivo analisar os documentos do BM voltados ao campo da educação superior, enfatizando sua proposta de atuação para os Estados da América Latina. Como delineamento metodológico, no plano epistemológico, a Teoria da Ação Social (BOURDIEU, 2004, 2013a) serviu como pano de fundo para a concepção da educação superior como um campo de (e em) disputas em torno de sua reconfiguração. Quanto ao plano da técnica, lançou-se mão da pesquisa documental e da Análise de Conteúdo, para a criação e inferência de categorias baseadas no aspecto semântico dos textos objeto do estudo (MORAES, 1999; BARDIN, 2011). O marco temporal para a busca por documentos disponibilizados e de responsabilidade do BM que tratassem de orientações para o campo da educação superior, foi o período de 1944 a 2019, para que fosse possível a compreensão da origem de suas atuações. Se constatou que ao longo desse período, o BM passou por diversas reformas, que tenderam sempre à reificação do sistema capitalista como um norte para as suas tomadas de decisão nos mais diferentes Estados-membros que dele fazem parte. Daí, então, como principal resultado auferido nessa tese, está a proposta de consideração da existência de documentos mundiais e de documentos regionais, de onde emanam as orientações deste organismo internacional para os seus Estados-membros. Por meio da Análise de Conteúdo, as inferências semânticas nos documentos evidenciaram que as incursões bancomundialescas voltadas ao campo educação superior da América Latina tangem à gestão, ao financiamento, à certificação, à avaliação comparativa entre os sistemas de ensino superior e aos recursos materiais e humanos do referido campo. Não obstante a isso, os documentos tensionam reordenamentos jurídico-normativos para a regulação da educação superior em seus Estados-membros, a reestruturação geopolítica mundial dos investimentos em pesquisa científica de cada um deles, a mudança de perspectiva sobre os sentidos da educação superior e, não menos importante, um novo modo de funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) de caráter universitário. Por fim, a tese defendida é a de que: para a compreensão pormenorizada e analiticamente coerente dos posicionamentos do BM no campo da educação superior da América Latina, se faz necessário considerar, de maneira escalonada e relacional, aqueles que aqui são denominados de documentos mundiais e de documentos regionais.FACEPEThe participation of International Organizations in issues related to education has been gaining strength and prominence in the research scenario in the field of educational policy, planning and management of education. Among these organizations, the World Bank Group (WB) is the one that has most moved funding in its interventions in educational matters, appearing as a relevant actor in the field of higher education, especially in relation to its Latin American Member States. For this reason, this study aimed to analyse the WB documents focused on the field of higher education, emphasizing its proposed action for the Latin American States. As a methodological outline, at the epistemological level, the Theory of Social Action (BOURDIEU, 2004, 2013a) served as a background for the conception of higher education as a field of (and in) disputes around its reconfiguration. As for the technique, documental research and Content Analysis were used to create and infer categories based on the semantic aspect of the texts under study (MORAES, 1999; BARDIN, 2011). The time frame for the search for documents made available and under the responsibility of the BM that dealt with guidelines for the field of higher education was the period from 1944 to 2019, so that it was possible to understand the origin of its actions. It was found that throughout this period, the BM underwent several reforms, which always tended to reify the capitalist system as a guide for its decision-making in the most different member states that are part of it. Hence, then, as the main result obtained in this thesis, there is the proposal to consider the existence of world documents and regional documents, from which the guidelines of this international organization for its Member States emanate. Through Content Analysis, the semantic inferences in the documents showed that the Banco- Municipal incursions aimed at the field of higher education in Latin America concern management, financing, certification, comparative evaluation between higher education systems and material and human resources of the said field. Notwithstanding this, the documents stress legal and normative rearrangements for the regulation of higher education in their Member States, the global geopolitical restructuring of investments in scientific research in each of them, the change of perspective on the meanings of higher education and, not least, a new mode of functioning of Higher Education Institutions (HEIs) of a university character. Finally, the thesis defended is that: for a detailed and analytically coherent understanding of the BM's positions in the field of higher education in Latin America, it is necessary to consider, in a staggered and relational way, those that are called world documents and regional documents.La participation des organisations internationales aux questions liées à l'éducation a gagné en force et en importance dans le scénario de recherche dans le domaine de la politique éducative, de la planification et de la gestion de l'éducation. Parmi ces organisations, le Groupe de la Banque mondiale (BM) est celui qui a le plus déplacé les financements dans ses interventions en matière d'éducation, apparaissant comme un acteur pertinent dans le domaine de l'enseignement supérieur, notamment par rapport à ses États membres latino-américains. Pour cette raison, cette étude visait à analyser les documents de la BM axés sur le domaine de l'enseignement supérieur, en mettant l'accent sur son action proposée pour les États d'Amérique latine. Comme esquisse méthodologique, sur le plan épistémologique, la Théorie de l'action sociale (BOURDIEU, 2004, 2013a) a servi de toile de fond à la conception de l'enseignement supérieur comme champ de (et dans) les disputes autour de sa reconfiguration. Quant à la technique, la recherche documentaire et l'analyse de contenu ont été utilisées pour créer et déduire des catégories basées sur l'aspect sémantique des textes étudiés (MORAES, 1999 ; BARDIN, 2011). La période de recherche des documents mis à disposition et sous la responsabilité de la BM qui traitait des orientations pour le domaine de l'enseignement supérieur était la période de 1944 à 2019, de sorte qu'il était possible de comprendre l'origine de ses actions. Il a été constaté que tout au long de cette période, le BM a subi plusieurs réformes, qui ont toujours eu tendance à réifier le système capitaliste comme guide de sa prise de décision dans les différents États membres qui en font partie. Ainsi donc, comme résultat principal obtenu dans cette thèse, il y a la proposition de considérer l'existence de documents mondiaux et de documents régionaux, d'où émanent les lignes directrices de cette organisation internationale pour ses États membres. A travers l'Analyse de Contenu, les inférences sémantiques dans les documents ont montré que les incursions Banco-Municipales visant le domaine de l'enseignement supérieur en Amérique latine concernent la gestion, le financement, la certification, l'évaluation comparative entre les systèmes d'enseignement supérieur et les ressources matérielles et humaines dudit domaine. Nonobstant cela, les documents soulignent les réaménagements juridiques et normatifs pour la régulation de l'enseignement supérieur dans leurs États membres, la restructuration géopolitique globale des investissements dans la recherche scientifique dans chacun d'eux, le changement de perspective sur les significations de l'enseignement supérieur et, surtout, un nouveau mode de fonctionnement des Etablissements d'Enseignement Supérieur (EES) à caractère universitaire. Enfin, la thèse défendue est que : pour une compréhension détaillée et analytiquement cohérente des positions du BM dans le domaine de l'enseignement supérieur en Amérique latine, il faut considérer, de manière échelonnée et relationnelle, ceux que l'on appelle documents mondiaux et documents régionaux.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAmérica LatinaEducação superiorGrupo Banco MundialPesquisa documentalO Banco Mundial e a educação superior na América Latina : mapeamento de documentos e eixos articuladores de políticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos.pdfTESE Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos.pdfapplication/pdf2197879https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49362/1/TESE%20Thiago%20Rodrigo%20Fernandes%20da%20Silva%20Santos.pdfd0199bc337cb735bc9629316a90f0e1fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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