Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959 |
Resumo: | A investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental. |
id |
FCC-1_21c35aa221c7ba8d32fdc1745fdc9812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/959 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grauEnsino de 1º GrauEstudo EtnográficoOrganização do Tempo EscolarProfessorasRelações de GêneroA investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental. Fundação Carlos Chagas1992-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 17-30Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 17-30Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 17-30Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 17-301980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959/965Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marília Pinto de2023-10-19T14:35:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/959Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:35:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
title |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
spellingShingle |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau Carvalho, Marília Pinto de Ensino de 1º Grau Estudo Etnográfico Organização do Tempo Escolar Professoras Relações de Gênero |
title_short |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
title_full |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
title_fullStr |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
title_full_unstemmed |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
title_sort |
Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau |
author |
Carvalho, Marília Pinto de |
author_facet |
Carvalho, Marília Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marília Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de 1º Grau Estudo Etnográfico Organização do Tempo Escolar Professoras Relações de Gênero |
topic |
Ensino de 1º Grau Estudo Etnográfico Organização do Tempo Escolar Professoras Relações de Gênero |
description |
A investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959/965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 17-30 Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 17-30 Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 17-30 Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 17-30 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311208304640 |