Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691
Resumo: Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.
id FCC-1_64c5498169fc0e8c36bb4122bc81125c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1691
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grauRelações professor-alunoLeituraRendimento escolarEnsino de 1º grauEste estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.Fundação Carlos Chagas1979-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 21-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691/1677Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso de2023-02-09T13:56:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1691Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T13:56:40Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
title Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
spellingShingle Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Relações professor-aluno
Leitura
Rendimento escolar
Ensino de 1º grau
title_short Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
title_full Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
title_fullStr Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
title_full_unstemmed Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
title_sort Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
author André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_facet André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações professor-aluno
Leitura
Rendimento escolar
Ensino de 1º grau
topic Relações professor-aluno
Leitura
Rendimento escolar
Ensino de 1º grau
description Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691/1677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25
Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 21-25
Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25
Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 21-25
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431069723885568