Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691 |
Resumo: | Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo. |
id |
FCC-1_64c5498169fc0e8c36bb4122bc81125c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1691 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grauRelações professor-alunoLeituraRendimento escolarEnsino de 1º grauEste estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.Fundação Carlos Chagas1979-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 21-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691/1677Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso de2023-02-09T13:56:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1691Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T13:56:40Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
title |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
spellingShingle |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Relações professor-aluno Leitura Rendimento escolar Ensino de 1º grau |
title_short |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
title_full |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
title_fullStr |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
title_full_unstemmed |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
title_sort |
Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau |
author |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações professor-aluno Leitura Rendimento escolar Ensino de 1º grau |
topic |
Relações professor-aluno Leitura Rendimento escolar Ensino de 1º grau |
description |
Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo. |
publishDate |
1979 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1979-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25 Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 21-25 Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 21-25 Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 21-25 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313706012672 |