A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política. |
id |
FCC-1_24f3a5ab8fb75bb27592801d8265fd7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/949 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987AlfabetizaçãoPolíticas EducacionaisPolíticas PúblicasO objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política.Fundação Carlos Chagas1995-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 33-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 85 (1993); 33-42Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 33-42Cadernos de Pesquisa; n. 85 (1993); 33-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949/953Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Any2023-10-19T14:52:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/949Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:52:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
title |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
spellingShingle |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 Dutra, Any Alfabetização Políticas Educacionais Políticas Públicas |
title_short |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
title_full |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
title_fullStr |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
title_full_unstemmed |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
title_sort |
A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 |
author |
Dutra, Any |
author_facet |
Dutra, Any |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Any |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Políticas Educacionais Políticas Públicas |
topic |
Alfabetização Políticas Educacionais Políticas Públicas |
description |
O objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/949/953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 33-42 Cadernos de Pesquisa; Núm. 85 (1993); 33-42 Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 33-42 Cadernos de Pesquisa; n. 85 (1993); 33-42 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431066959839232 |