Da autoridade à autonomia: uma reflexão sobre os desdobramentos da relação professor-aluno à luz da psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98628 |
Resumo: | Aguiar, J. C. (2012). Da autoridade à autonomia: uma reflexão sobre os desdobramentos da relação professor ? aluno à luz da psicanálise. Dissertação de Mestrado, Universidade de Fortaleza, Fortaleza ? CE. Esta pesquisa tem como tema central analisar o lugar do professor na sociedade atual, em que o saber do mestre é desautorizado pelo saber do especialista. No decorrer de nossa história, percebemos que o lugar do professor e sua relação com o aluno foi ganhando novas direções na medida em que o ensino foi sendo influenciado pelas técnicas e, consequentemente, pelas metodologias pedagógicas sucedidas da industrialização e das rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas. Essas mudanças contextuais sugeriam que o professor suspendesse transmissão predeterminada de conteúdos, até então defendida pela escola tradicional, e voltasse seu trabalho para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e autônomo de seus alunos. Compreendemos, então, que novas experiências educativas foram arquitetadas buscando-se uma melhor maneira de ensinar, exigindo do professor não somente um domínio do conhecimento, mas um envolvimento técnico, direcionando-o ao lugar de facilitador da aprendizagem. Como consequência dessa transmissão mediada pela técnica, o desamparo, por parte dos alunos, e a falta de autoridade, por parte dos professores, ganha destaque em nosso trabalho, nos fazendo indagar o que a psicanálise teria a contribuir com o ensino na sociedade contemporânea. Contrariando a Pedagogia, que se propõe a ensinar um saber metodologicamente programado e articulado teoricamente, na visão psicanalítica o processo ensino-aprendizagem supõe, sobretudo, a presença do professor, o qual será colocado em determinada posição que pode, ou não, influenciar a aprendizagem. É a partir da enunciação que o professor torna vivo o saber que se propõe a transmitir, tornando possível ser ouvido quando está revestido por uma particular importância na vida de cada um. Para Freud, a ênfase não está nos conteúdos a serem ministrados pelo professor, mas sim no campo que se estabelece entre ele e seu aluno. Nesse sentido, se a suposição de saber no professor, que se produz pela relação transferencial, é um pré-requisito para o processo ensino-aprendizagem, refletimos o quê a Psicanálise pode sugerir à formação de professores em uma sociedade em que o lugar do mestre é fragmentado pelo mito dos especialistas. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa Bibliográfica e elegemos como referência principal os textos de Freud. Com nossa pesquisa concluímos que a transmissão da psicanálise para educadores implica-os em um deslocamento do lugar de impotência apresentado pelo contemporâneo, instigando-os a constantes interrogações de suas práticas, tornando possível o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chaves: Professor; Autoridade; Contemporaneidade; Psicanálise; Relação professor-aluno; Ensino. |
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Da autoridade à autonomia: uma reflexão sobre os desdobramentos da relação professor-aluno à luz da psicanáliseAuthority to autonomy : a relfection on the consequences of theteacher : student relationshipin the lightof psychoanalysisPsicanáliseRelações professor-alunoAutoritarismo (Sistemas de governo)Aguiar, J. C. (2012). Da autoridade à autonomia: uma reflexão sobre os desdobramentos da relação professor ? aluno à luz da psicanálise. Dissertação de Mestrado, Universidade de Fortaleza, Fortaleza ? CE. Esta pesquisa tem como tema central analisar o lugar do professor na sociedade atual, em que o saber do mestre é desautorizado pelo saber do especialista. No decorrer de nossa história, percebemos que o lugar do professor e sua relação com o aluno foi ganhando novas direções na medida em que o ensino foi sendo influenciado pelas técnicas e, consequentemente, pelas metodologias pedagógicas sucedidas da industrialização e das rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas. Essas mudanças contextuais sugeriam que o professor suspendesse transmissão predeterminada de conteúdos, até então defendida pela escola tradicional, e voltasse seu trabalho para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e autônomo de seus alunos. Compreendemos, então, que novas experiências educativas foram arquitetadas buscando-se uma melhor maneira de ensinar, exigindo do professor não somente um domínio do conhecimento, mas um envolvimento técnico, direcionando-o ao lugar de facilitador da aprendizagem. Como consequência dessa transmissão mediada pela técnica, o desamparo, por parte dos alunos, e a falta de autoridade, por parte dos professores, ganha destaque em nosso trabalho, nos fazendo indagar o que a psicanálise teria a contribuir com o ensino na sociedade contemporânea. Contrariando a Pedagogia, que se propõe a ensinar um saber metodologicamente programado e articulado teoricamente, na visão psicanalítica o processo ensino-aprendizagem supõe, sobretudo, a presença do professor, o qual será colocado em determinada posição que pode, ou não, influenciar a aprendizagem. É a partir da enunciação que o professor torna vivo o saber que se propõe a transmitir, tornando possível ser ouvido quando está revestido por uma particular importância na vida de cada um. Para Freud, a ênfase não está nos conteúdos a serem ministrados pelo professor, mas sim no campo que se estabelece entre ele e seu aluno. Nesse sentido, se a suposição de saber no professor, que se produz pela relação transferencial, é um pré-requisito para o processo ensino-aprendizagem, refletimos o quê a Psicanálise pode sugerir à formação de professores em uma sociedade em que o lugar do mestre é fragmentado pelo mito dos especialistas. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa Bibliográfica e elegemos como referência principal os textos de Freud. Com nossa pesquisa concluímos que a transmissão da psicanálise para educadores implica-os em um deslocamento do lugar de impotência apresentado pelo contemporâneo, instigando-os a constantes interrogações de suas práticas, tornando possível o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chaves: Professor; Autoridade; Contemporaneidade; Psicanálise; Relação professor-aluno; Ensino.Aguiar, J. C. (2012). Authority to autonomy: a reflection on the consequences of the teacher - student relationship in the light of psychoanalysis. Dissertation, University of Fortaleza, Fortaleza - CE. This research is focused on examining the place of the teacher in today's society, where knowledge of the master is unauthorized by the expert knowledge. Throughout our history, we realized that the place of the teacher and his relationship with the student was gaining new directions in that teaching was being influenced by the techniques and consequently the pedagogical methodologies of successful industrialization and rapid social, political and economic. These contextual changes suggested that the teacher suspend transmission of predetermined content, hitherto held by the traditional school, and return your work for the development of critical thinking, reflective and autonomous in their students. We understand, then, that new educational experiments were devised trying to be a better way to teach, requiring not only a teacher's mastery of knowledge, but a technical involvement, directing you to the place of learning. As a result of this transmission mediated by technology, helplessness, by the students, and the lack of authority on the part of teachers, is highlighted in our work, making us wonder what psychoanalysis would have to contribute to education in contemporary society. Contrary to Pedagogy, which proposes to teach a knowledge methodologically programmed and theoretically articulated in psychoanalytic view the teaching - learning process involves mainly the presence of the teacher, which will be placed in a certain position that may or may not influence learning. It is from the statement that the teacher becomes the living know that purports to convey, making it possible to be heard when it is covered by a particular importance in the life of each pupil. For Freud, the emphasis is not on the content to be taught by the teacher, but on field that is established between him and his pupil. In this sense, the assumption of knowing the teacher, which is produced by the transference relationship is a prerequisite for the teaching-learning process, reflect what psychoanalysis can suggest to teacher education in a society in which the place of the master is fragmented by the myth of experts. Therefore, we adopted as the research methodology and Bibliographical elected as the main reference texts of Freud. With our research we concluded that the transmission of psychoanalysis to educators involves them in a place of powerlessness displacement presented by contemporary, encouraging them to constant questioning of their practices, making possible the teaching-learning process. Keywords: Teacher; Authority; Contemporaneity; Psychoanalysis; teacher-student ratio; Education.Lima, Maria Celina PeixotoMaia Filho, Osterne NonatoLima, Maria Celina PeixotoMaia Filho, Osterne NonatoPocahy, Fernando AltairMartins, Karla Patrícia HolandaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAguiar, Jaiana da Costa2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98628https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9988Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 91124porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:26:28Zoai::98628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:26:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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