Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kramer, Sonia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484
Resumo: Este texto escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".
id FCC-1_25bd2a18e91d5ae05085ff2960932cdd
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/484
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de BakhtinEducação InfantilFormação ProfissionalBakhtinProfessorasEste texto escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".Fundação Carlos Chagas2004-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 497-515Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 497-515Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 497-515Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 497-5151980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484/488Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKramer, Sonia2023-11-01T14:09:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/484Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:09:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
title Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
spellingShingle Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
Kramer, Sonia
Educação Infantil
Formação Profissional
Bakhtin
Professoras
title_short Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
title_full Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
title_fullStr Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
title_full_unstemmed Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
title_sort Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin
author Kramer, Sonia
author_facet Kramer, Sonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kramer, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação Profissional
Bakhtin
Professoras
topic Educação Infantil
Formação Profissional
Bakhtin
Professoras
description Este texto escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484/488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 497-515
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 122 (2004); 497-515
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 122 (2004); 497-515
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 122 (2004); 497-515
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309629149184