Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684 |
Resumo: | Pesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis. |
id |
FCC-1_28946d76619a73ee7b3b6f45f567ccb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2684 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009Desigualdades SociaisRendimento EscolarPisaEducação ComparadaPesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis.Fundação Carlos Chagas2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 858-8831980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684/2634Crahay, MarcelBaye, Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T15:09:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2684Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-04-08T15:09:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
title |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
spellingShingle |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 Crahay, Marcel Desigualdades Sociais Rendimento Escolar Pisa Educação Comparada |
title_short |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
title_full |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
title_fullStr |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
title_full_unstemmed |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
title_sort |
Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009 |
author |
Crahay, Marcel |
author_facet |
Crahay, Marcel Baye, Ariane |
author_role |
author |
author2 |
Baye, Ariane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crahay, Marcel Baye, Ariane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdades Sociais Rendimento Escolar Pisa Educação Comparada |
topic |
Desigualdades Sociais Rendimento Escolar Pisa Educação Comparada |
description |
Pesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684/2634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 858-883 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 858-883 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314463084544 |