Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crahay, Marcel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baye, Ariane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684
Resumo: Pesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis.
id FCC-1_28946d76619a73ee7b3b6f45f567ccb8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2684
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009Desigualdades SociaisRendimento EscolarPisaEducação ComparadaPesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis.Fundação Carlos Chagas2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 858-8831980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684/2634Crahay, MarcelBaye, Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T15:09:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2684Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-04-08T15:09:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
title Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
spellingShingle Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
Crahay, Marcel
Desigualdades Sociais
Rendimento Escolar
Pisa
Educação Comparada
title_short Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
title_full Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
title_fullStr Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
title_full_unstemmed Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
title_sort Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009
author Crahay, Marcel
author_facet Crahay, Marcel
Baye, Ariane
author_role author
author2 Baye, Ariane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crahay, Marcel
Baye, Ariane
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades Sociais
Rendimento Escolar
Pisa
Educação Comparada
topic Desigualdades Sociais
Rendimento Escolar
Pisa
Educação Comparada
description Pesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2684/2634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 858-883
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 858-883
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 858-883
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314463084544