O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000200167 |
Resumo: | Resumo Este artigo procura explicar o fraco desempenho dos alunos brasileiros no PISA 2015 explorando o fato de que nesse ano as provas foram feitas em computadores. Mostramos que os brasileiros apresentam um forte declínio de desempenho ao longo da prova e propomos uma nova medida desse decaimento usando a descontinuidade de acertos antes e depois do intervalo que existe durante a aplicação da prova. Mostramos que esse decaimento ocorre porque os alunos brasileiros gastam muito tempo nas questões iniciais e não alcançam as últimas questões em cada bloco. Apesar do desempenho ruim nesse indicador não cognitivo, o fraco desempenho brasileiro é explicado essencialmente pela dificuldade nas questões iniciais, salientando uma desvantagem nas habilidades cognitivas e/ou na experiência em fazer esse tipo de prova em computador com relação aos alunos dos outros países. |
id |
FGV-8_51d5d1c67c73da715ef5d5e93129f38a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402020000200167 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015?Habilidades socioemocionaishabilidades cognitivasPISAdesigualdadeResumo Este artigo procura explicar o fraco desempenho dos alunos brasileiros no PISA 2015 explorando o fato de que nesse ano as provas foram feitas em computadores. Mostramos que os brasileiros apresentam um forte declínio de desempenho ao longo da prova e propomos uma nova medida desse decaimento usando a descontinuidade de acertos antes e depois do intervalo que existe durante a aplicação da prova. Mostramos que esse decaimento ocorre porque os alunos brasileiros gastam muito tempo nas questões iniciais e não alcançam as últimas questões em cada bloco. Apesar do desempenho ruim nesse indicador não cognitivo, o fraco desempenho brasileiro é explicado essencialmente pela dificuldade nas questões iniciais, salientando uma desvantagem nas habilidades cognitivas e/ou na experiência em fazer esse tipo de prova em computador com relação aos alunos dos outros países.Fundação Getúlio Vargas2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000200167Revista Brasileira de Economia v.74 n.2 2020reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20200010info:eu-repo/semantics/openAccessPietra,Giovanni Avila Cardoso DiSassaki,Alex HayatoKomatsu,Bruno KawaokaMenezes Filho,Naercio Aquinopor2020-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402020000200167Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2020-07-17T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
title |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
spellingShingle |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? Pietra,Giovanni Avila Cardoso Di Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA desigualdade |
title_short |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
title_full |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
title_fullStr |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
title_full_unstemmed |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
title_sort |
O que Explica o Desempenho do Brasil no PISA 2015? |
author |
Pietra,Giovanni Avila Cardoso Di |
author_facet |
Pietra,Giovanni Avila Cardoso Di Sassaki,Alex Hayato Komatsu,Bruno Kawaoka Menezes Filho,Naercio Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Sassaki,Alex Hayato Komatsu,Bruno Kawaoka Menezes Filho,Naercio Aquino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pietra,Giovanni Avila Cardoso Di Sassaki,Alex Hayato Komatsu,Bruno Kawaoka Menezes Filho,Naercio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA desigualdade |
topic |
Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA desigualdade |
description |
Resumo Este artigo procura explicar o fraco desempenho dos alunos brasileiros no PISA 2015 explorando o fato de que nesse ano as provas foram feitas em computadores. Mostramos que os brasileiros apresentam um forte declínio de desempenho ao longo da prova e propomos uma nova medida desse decaimento usando a descontinuidade de acertos antes e depois do intervalo que existe durante a aplicação da prova. Mostramos que esse decaimento ocorre porque os alunos brasileiros gastam muito tempo nas questões iniciais e não alcançam as últimas questões em cada bloco. Apesar do desempenho ruim nesse indicador não cognitivo, o fraco desempenho brasileiro é explicado essencialmente pela dificuldade nas questões iniciais, salientando uma desvantagem nas habilidades cognitivas e/ou na experiência em fazer esse tipo de prova em computador com relação aos alunos dos outros países. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000200167 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000200167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7140.20200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.74 n.2 2020 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115906017951744 |