Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742 |
Resumo: | Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam. |
id |
FCC-1_2916121b0b1e36043e0d87e7bb63e45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/742 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do RegoHistória da EducaçãoLeituraCinemaLeitorLivros DidáticosLiteraturaNeste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.Fundação Carlos Chagas1998-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 108-120Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 108-120Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 108-120Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 108-1201980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742/756Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Ana Maria de Oliveira2023-10-25T15:07:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/742Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:07:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
title |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
spellingShingle |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego Galvão, Ana Maria de Oliveira História da Educação Leitura Cinema Leitor Livros Didáticos Literatura |
title_short |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
title_full |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
title_fullStr |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
title_full_unstemmed |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
title_sort |
Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego |
author |
Galvão, Ana Maria de Oliveira |
author_facet |
Galvão, Ana Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Ana Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Leitura Cinema Leitor Livros Didáticos Literatura |
topic |
História da Educação Leitura Cinema Leitor Livros Didáticos Literatura |
description |
Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742/756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 108-120 Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 108-120 Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 108-120 Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 108-120 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310502612992 |