A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciéle Bernardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572
Resumo: O presente trabalho procura compreender a recepção da obra literária S. (2015), de J.J. Abrams e Doug Dorst, materializada em diversos caminhos de leitura criados e escolhidos por leitores. A hipótese que permeia a argumentação é a de que a obra desestabiliza o leitor acostumado a uma leitura linear, e a pergunta norteadora questiona quais são os caminhos de leitura criados. Para compreender a recepção de uma obra tão singular em seu suporte, foi priorizado o relato de experiência de leitura de alguns leitores em um grupo de Facebook criado para comentar a obra. A análise dos dados selecionados do ambiente virtual ocorreu com a relação estabelecida entre conceitos advindos de pensadores e pensadoras como Jauss, Iser, Souza, Lois, Zilberman, dentre outros. Priorizando os aspectos subjetivos da recepção e o que o leitor tem a dizer sobre a obra, pode-se compreender mais sobre o complexo e múltiplo leitor empírico de S.
id URI-2_202dd6d2e5a4b7132650ec35dc94c939
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2572
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOSLiteraturaLeitor. Leitura. Suporte-livro.Literatura e LeituraO presente trabalho procura compreender a recepção da obra literária S. (2015), de J.J. Abrams e Doug Dorst, materializada em diversos caminhos de leitura criados e escolhidos por leitores. A hipótese que permeia a argumentação é a de que a obra desestabiliza o leitor acostumado a uma leitura linear, e a pergunta norteadora questiona quais são os caminhos de leitura criados. Para compreender a recepção de uma obra tão singular em seu suporte, foi priorizado o relato de experiência de leitura de alguns leitores em um grupo de Facebook criado para comentar a obra. A análise dos dados selecionados do ambiente virtual ocorreu com a relação estabelecida entre conceitos advindos de pensadores e pensadoras como Jauss, Iser, Souza, Lois, Zilberman, dentre outros. Priorizando os aspectos subjetivos da recepção e o que o leitor tem a dizer sobre a obra, pode-se compreender mais sobre o complexo e múltiplo leitor empírico de S.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSouza, Luciéle Bernardi2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 16-39Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 16-391984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572/2572Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-12T22:25:47Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2572Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2018-04-12T22:25:47Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
title A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
spellingShingle A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
Souza, Luciéle Bernardi
Literatura
Leitor. Leitura. Suporte-livro.
Literatura e Leitura
title_short A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
title_full A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
title_fullStr A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
title_full_unstemmed A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
title_sort A RECEPÇÃO DA OBRA S.: UM MAR, UM NAVIO E DIVERSOS CAMINHOS
author Souza, Luciéle Bernardi
author_facet Souza, Luciéle Bernardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciéle Bernardi
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitor. Leitura. Suporte-livro.
Literatura e Leitura
topic Literatura
Leitor. Leitura. Suporte-livro.
Literatura e Leitura
description O presente trabalho procura compreender a recepção da obra literária S. (2015), de J.J. Abrams e Doug Dorst, materializada em diversos caminhos de leitura criados e escolhidos por leitores. A hipótese que permeia a argumentação é a de que a obra desestabiliza o leitor acostumado a uma leitura linear, e a pergunta norteadora questiona quais são os caminhos de leitura criados. Para compreender a recepção de uma obra tão singular em seu suporte, foi priorizado o relato de experiência de leitura de alguns leitores em um grupo de Facebook criado para comentar a obra. A análise dos dados selecionados do ambiente virtual ocorreu com a relação estabelecida entre conceitos advindos de pensadores e pensadoras como Jauss, Iser, Souza, Lois, Zilberman, dentre outros. Priorizando os aspectos subjetivos da recepção e o que o leitor tem a dizer sobre a obra, pode-se compreender mais sobre o complexo e múltiplo leitor empírico de S.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2572/2572
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 16-39
Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 16-39
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566721564672