O papel da pesquisa-ação na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Lourenço dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos, Jacomini, Márcia Aparecida, Nascimento, Vanessa do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://eventos.reitoria.unesp.br/anais/vicnfp-xvicepfe/
https://hdl.handle.net/11600/71281
Resumo: O objetivo deste texto é analisar, com base em pesquisa documental, como ocorreu a formação continuada de professores de seis escolas que participam de pesquisa-ação na rede estadual paulista. Foram analisados os relatórios de acompanhamento dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio referentes ao período de fevereiro a junho de 2023. Neles estão registradas informações sobre como os professores de seis escolas desenvolveram as aulas dos componentes curriculares dos 11 itinerários vinculados às disciplinas da base comum. De setembro de 2022 a janeiro de 2023, foram produzidos 276 planos de ensino pelas equipes gestoras com a participação dos professores, com o objetivo de proporcionar um material que articula os conteúdos da formação geral básica com aqueles dos componentes curriculares, para minimizar o esvaziamento da formação trazida pela reforma do ensino médio. Os relatórios de acompanhamento registram o trabalho dos professores nos componentes curriculares e foram produzidos pelas equipes gestoras com o acompanhamento dos pesquisadores da universidade. O material analisado permite inferir que a pesquisa-ação contribuiu para a formação dos professores especialmente no que se refere à maior autonomia das práticas pedagógicas em quatro das seis escolas participantes e viabilizou a aplicação dos planos de ensino. A construção coletiva dos planos de ensino propiciou o estreitamento das relações entre gestão escolar e corpo docente e incentivou que os professores organizassem suas aulas com base na realidade dos grupos-classes e em consonância com o projeto educativo das escolas. Também mostrou a necessidade de avançar no sentido de o conjunto dos professores envolverem-se na construção de novas práxis.
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Os relatórios de acompanhamento registram o trabalho dos professores nos componentes curriculares e foram produzidos pelas equipes gestoras com o acompanhamento dos pesquisadores da universidade. O material analisado permite inferir que a pesquisa-ação contribuiu para a formação dos professores especialmente no que se refere à maior autonomia das práticas pedagógicas em quatro das seis escolas participantes e viabilizou a aplicação dos planos de ensino. A construção coletiva dos planos de ensino propiciou o estreitamento das relações entre gestão escolar e corpo docente e incentivou que os professores organizassem suas aulas com base na realidade dos grupos-classes e em consonância com o projeto educativo das escolas. Também mostrou a necessidade de avançar no sentido de o conjunto dos professores envolverem-se na construção de novas práxis.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2021/11390-0Unesphttp://lattes.cnpq.br/5525365551841212Santos, Beatriz Lourenço dosDias, Carlos Eduardo Sampaio BurgosJacomini, Márcia AparecidaNascimento, Vanessa do2024-06-27T19:40:12Z2024-06-27T19:40:12Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11application/pdfhttps://eventos.reitoria.unesp.br/anais/vicnfp-xvicepfe/Adrião, T. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de "sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, out. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php. Barbosa, A.; Jacomini, M. A; Fernandes, M. J. da S.; Santos, J. B S. dos; Nascimento, A. P. S do. Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018): formas de admissão, carreira, vencimentos e jornada. In: Barbosa, A; Venco, S. Jacomini, M. A. Relações e condições de trabalho dos profissionais da educação na rede estadual paulista, 1995-2018. São Paulo: Alameda: Fapesp, 2022. Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146, Brasília, 2017a. Brasil. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso 03 set. 2023. Cassimiro, F. H. C. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018. Cellard, A. A análise documental. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316. Evangelista, O.; Shiroma, E. O. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CEA, Georgia Sobreira; Rummert, S. M.; Gonçalves, L. D. (Org.) Trabalho e educação: interlocuções marxistas. Rio Grande do Sul: Ed. da FURG, 2019. Ramos, M. N.; Frigotto, G. Medida Provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 30–48, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649207 . Acesso em: 26 set. 2023. Hooks, B. Educação democrática. In: CASSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 243-254. Nascimento, T. F. M. Programa Inova Educação na Rede Estadual Paulista (2020-2021): Foco nas habilidades e competências socioemocionais. [Dissertação de Mestrado]. Guarulhos, Unifesp, 2022. Perrella, C. dos S. S.; Alencar,F. W. F; Pereira, C. A. Política educacional paulista, 2007-2010: currículo centrado no controle. In: Jacomini, M. A.; Stoco, S. (Orgs.) Política e Gestão da Educação na Rede Estadual Paulista, 1995-2018. São Paulo: Alameda, 2022. Penna, M. de O. G.; Bello, I. M. Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 90–104, 2015. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1061. Acesso em: 1 set. 2023. Santos, V. S. dos. Atuação de aparelhos privados de hegemonia burgueses nas políticas de formação continuada docente: o Todos Pela Educação e o Projecto Educar 2050. [Tese de Doutorado]. Guarulhos, Unifesp, 2023. Thiollent, M. J. M.; Colette, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, v. 36, n. 2, p. 207-216, 5 dez. 2014. 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