Autonomia e educação: a trajetória de um conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Angela Maria
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575
Resumo: O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.
id FCC-1_38f553bc45e568cc13b6bbfc885a9e82
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/575
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Autonomia e educação: a trajetória de um conceitoAutogestãoAutonomiaEducaçãoO conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.Fundação Carlos Chagas2002-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 207-323Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 207-323Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 207-323Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 207-3231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575/574Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Angela Maria2023-10-30T15:57:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/575Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:57:22Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
title Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
spellingShingle Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
Martins, Angela Maria
Autogestão
Autonomia
Educação
title_short Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
title_full Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
title_fullStr Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
title_full_unstemmed Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
title_sort Autonomia e educação: a trajetória de um conceito
author Martins, Angela Maria
author_facet Martins, Angela Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Autogestão
Autonomia
Educação
topic Autogestão
Autonomia
Educação
description O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/575/574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 207-323
Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 207-323
Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 207-323
Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 207-323
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310048579584