Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krawczyk, Nora
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70
Resumo: A proposta deste artigo é desenvolver algumas ideias que possam contribuir para o debate sobre o ensino médio no Brasil, a partir das condições existentes nas instituições, das políticas educacionais em curso e dos desafios colocados pela realidade social, econômica e política. Discutem-se aqui a importância política, social e econômica da expansão e obrigatoriedade do ensino médio, o caráter cultural da escola e sua relação com a chamada “sociedade do conhecimento”, o papel do ensino médio para a juventude, as novas demandas para os docentes, entre outros.
id FCC-1_48e9d350f9a7c84a56169a1f75069180
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/70
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hojePolíticas EducacionaisEnsino MédioEnsino ObrigatórioA proposta deste artigo é desenvolver algumas ideias que possam contribuir para o debate sobre o ensino médio no Brasil, a partir das condições existentes nas instituições, das políticas educacionais em curso e dos desafios colocados pela realidade social, econômica e política. Discutem-se aqui a importância política, social e econômica da expansão e obrigatoriedade do ensino médio, o caráter cultural da escola e sua relação com a chamada “sociedade do conhecimento”, o papel do ensino médio para a juventude, as novas demandas para os docentes, entre outros.Fundação Carlos Chagas2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 752-769Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 144 (2011); 752-769Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 752-769Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 144 (2011); 752-7691980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70/86Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrawczyk, Nora2023-11-08T14:36:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/70Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:36:23Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
title Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
spellingShingle Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
Krawczyk, Nora
Políticas Educacionais
Ensino Médio
Ensino Obrigatório
title_short Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
title_full Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
title_fullStr Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
title_full_unstemmed Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
title_sort Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje
author Krawczyk, Nora
author_facet Krawczyk, Nora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krawczyk, Nora
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Ensino Médio
Ensino Obrigatório
topic Políticas Educacionais
Ensino Médio
Ensino Obrigatório
description A proposta deste artigo é desenvolver algumas ideias que possam contribuir para o debate sobre o ensino médio no Brasil, a partir das condições existentes nas instituições, das políticas educacionais em curso e dos desafios colocados pela realidade social, econômica e política. Discutem-se aqui a importância política, social e econômica da expansão e obrigatoriedade do ensino médio, o caráter cultural da escola e sua relação com a chamada “sociedade do conhecimento”, o papel do ensino médio para a juventude, as novas demandas para os docentes, entre outros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/70/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 752-769
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 144 (2011); 752-769
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 752-769
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 144 (2011); 752-769
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308053139456