Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krawczyk,Nora
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100002
Resumo: A escola média brasileira está num momento de transição. Mas transição para onde? Este artigo ajuda a encontrar respostas para essa pergunta, analisando as mudanças no ensino médio e as influências que sofre o complexo e controvertido processo de definição de políticas. O texto examina o que se pode classificar como início de um processo de renovação da racionalidade pedagógica e organizacional desse nível de ensino, no qual têm surgido variadas modalidades, formas de organização e de trabalho pedagógico. Revela o papel privilegiado que uma fração do empresariado assumiu nessa renovação. Identifica as propostas curriculares e organizacionais que tendem à padronização nacional do ensino médio, ao mesmo tempo em que há uma forte fragmentação no interior das redes estaduais e de sua gestão político-educacional.
id CEDES-1_56032147123da06df91ded2ad8568b37
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000100002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Ensino médio: empresários dão as cartas na escola públicaEnsino médioModelo empresarial de educaçãoPolítica educacionalEnsino médio integralReconfiguração do espaço públicoEmpreendedorismoA escola média brasileira está num momento de transição. Mas transição para onde? Este artigo ajuda a encontrar respostas para essa pergunta, analisando as mudanças no ensino médio e as influências que sofre o complexo e controvertido processo de definição de políticas. O texto examina o que se pode classificar como início de um processo de renovação da racionalidade pedagógica e organizacional desse nível de ensino, no qual têm surgido variadas modalidades, formas de organização e de trabalho pedagógico. Revela o papel privilegiado que uma fração do empresariado assumiu nessa renovação. Identifica as propostas curriculares e organizacionais que tendem à padronização nacional do ensino médio, ao mesmo tempo em que há uma forte fragmentação no interior das redes estaduais e de sua gestão político-educacional.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100002Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100002info:eu-repo/semantics/openAccessKrawczyk,Norapor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
title Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
spellingShingle Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
Krawczyk,Nora
Ensino médio
Modelo empresarial de educação
Política educacional
Ensino médio integral
Reconfiguração do espaço público
Empreendedorismo
title_short Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
title_full Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
title_fullStr Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
title_full_unstemmed Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
title_sort Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
author Krawczyk,Nora
author_facet Krawczyk,Nora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krawczyk,Nora
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Modelo empresarial de educação
Política educacional
Ensino médio integral
Reconfiguração do espaço público
Empreendedorismo
topic Ensino médio
Modelo empresarial de educação
Política educacional
Ensino médio integral
Reconfiguração do espaço público
Empreendedorismo
description A escola média brasileira está num momento de transição. Mas transição para onde? Este artigo ajuda a encontrar respostas para essa pergunta, analisando as mudanças no ensino médio e as influências que sofre o complexo e controvertido processo de definição de políticas. O texto examina o que se pode classificar como início de um processo de renovação da racionalidade pedagógica e organizacional desse nível de ensino, no qual têm surgido variadas modalidades, formas de organização e de trabalho pedagógico. Revela o papel privilegiado que uma fração do empresariado assumiu nessa renovação. Identifica as propostas curriculares e organizacionais que tendem à padronização nacional do ensino médio, ao mesmo tempo em que há uma forte fragmentação no interior das redes estaduais e de sua gestão político-educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.126 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555580481537