Autoridade, infância e “crise na educação”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ohlweiler, Mariane Inês
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fischer, Rosa Maria Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257
Resumo: Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.
id FCC-1_4d9a90c30c47f40908ea701c91bedf6a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/257
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Autoridade, infância e “crise na educação”AutoridadeCrise na EducaçãoInfânciaEste texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 320-239Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 320-239Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 320-239Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 320-2391980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257/609Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOhlweiler, Mariane InêsFischer, Rosa Maria Bueno2023-11-13T13:16:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/257Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:16:26Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoridade, infância e “crise na educação”
title Autoridade, infância e “crise na educação”
spellingShingle Autoridade, infância e “crise na educação”
Ohlweiler, Mariane Inês
Autoridade
Crise na Educação
Infância
title_short Autoridade, infância e “crise na educação”
title_full Autoridade, infância e “crise na educação”
title_fullStr Autoridade, infância e “crise na educação”
title_full_unstemmed Autoridade, infância e “crise na educação”
title_sort Autoridade, infância e “crise na educação”
author Ohlweiler, Mariane Inês
author_facet Ohlweiler, Mariane Inês
Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
author2 Fischer, Rosa Maria Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ohlweiler, Mariane Inês
Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade
Crise na Educação
Infância
topic Autoridade
Crise na Educação
Infância
description Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 320-239
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 320-239
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 320-239
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 320-239
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308768268288