Formação docente nos surveys de avaliação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527 |
Resumo: | Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo. |
id |
FCC-1_4ee2bb06f3f16623a3e53e667d1e0959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/527 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente nos surveys de avaliação educacionalFormação de ProfessoresAvaliação da EducaçãoPesquisa QuantitativaPesquisa QualitativaEste artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.Fundação Carlos Chagas2003-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 11-391980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527/529Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSztajn, PaolaBonamino, AliciaFranco, Creso2023-10-31T15:43:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/527Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T15:43:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
title |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
spellingShingle |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional Sztajn, Paola Formação de Professores Avaliação da Educação Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa |
title_short |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
title_full |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
title_fullStr |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
title_full_unstemmed |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
title_sort |
Formação docente nos surveys de avaliação educacional |
author |
Sztajn, Paola |
author_facet |
Sztajn, Paola Bonamino, Alicia Franco, Creso |
author_role |
author |
author2 |
Bonamino, Alicia Franco, Creso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sztajn, Paola Bonamino, Alicia Franco, Creso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Avaliação da Educação Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa |
topic |
Formação de Professores Avaliação da Educação Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa |
description |
Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527/529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39 Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 11-39 Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39 Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 11-39 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309684723713 |