Formação docente nos surveys de avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sztajn, Paola
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bonamino, Alicia, Franco, Creso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527
Resumo: Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.
id FCC-1_4ee2bb06f3f16623a3e53e667d1e0959
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/527
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Formação docente nos surveys de avaliação educacionalFormação de ProfessoresAvaliação da EducaçãoPesquisa QuantitativaPesquisa QualitativaEste artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.Fundação Carlos Chagas2003-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 11-391980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527/529Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSztajn, PaolaBonamino, AliciaFranco, Creso2023-10-31T15:43:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/527Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T15:43:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente nos surveys de avaliação educacional
title Formação docente nos surveys de avaliação educacional
spellingShingle Formação docente nos surveys de avaliação educacional
Sztajn, Paola
Formação de Professores
Avaliação da Educação
Pesquisa Quantitativa
Pesquisa Qualitativa
title_short Formação docente nos surveys de avaliação educacional
title_full Formação docente nos surveys de avaliação educacional
title_fullStr Formação docente nos surveys de avaliação educacional
title_full_unstemmed Formação docente nos surveys de avaliação educacional
title_sort Formação docente nos surveys de avaliação educacional
author Sztajn, Paola
author_facet Sztajn, Paola
Bonamino, Alicia
Franco, Creso
author_role author
author2 Bonamino, Alicia
Franco, Creso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sztajn, Paola
Bonamino, Alicia
Franco, Creso
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Avaliação da Educação
Pesquisa Quantitativa
Pesquisa Qualitativa
topic Formação de Professores
Avaliação da Educação
Pesquisa Quantitativa
Pesquisa Qualitativa
description Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527/529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39
Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 11-39
Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 11-39
Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 11-39
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309684723713