Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54 |
Resumo: | Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições. |
id |
FCC-1_547e33ed58a50b3a4adb402a274b6187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/54 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análiseAdministração EscolarCidadaniaQualidade de EnsinoEscolas PúblicasEste artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 204-2251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54/70Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vandré Gomes da2023-11-08T15:21:46Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/54Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T15:21:46Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
title |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
spellingShingle |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise Silva, Vandré Gomes da Administração Escolar Cidadania Qualidade de Ensino Escolas Públicas |
title_short |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
title_full |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
title_fullStr |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
title_full_unstemmed |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
title_sort |
Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise |
author |
Silva, Vandré Gomes da |
author_facet |
Silva, Vandré Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vandré Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Escolar Cidadania Qualidade de Ensino Escolas Públicas |
topic |
Administração Escolar Cidadania Qualidade de Ensino Escolas Públicas |
description |
Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 204-225 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 204-225 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431063026630656 |