Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vandré Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54
Resumo: Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.
id FCC-1_547e33ed58a50b3a4adb402a274b6187
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/54
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análiseAdministração EscolarCidadaniaQualidade de EnsinoEscolas PúblicasEste artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 204-2251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54/70Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vandré Gomes da2023-11-08T15:21:46Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/54Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T15:21:46Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
title Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
spellingShingle Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
Silva, Vandré Gomes da
Administração Escolar
Cidadania
Qualidade de Ensino
Escolas Públicas
title_short Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
title_full Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
title_fullStr Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
title_full_unstemmed Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
title_sort Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise
author Silva, Vandré Gomes da
author_facet Silva, Vandré Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vandré Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Escolar
Cidadania
Qualidade de Ensino
Escolas Públicas
topic Administração Escolar
Cidadania
Qualidade de Ensino
Escolas Públicas
description Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 204-225
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 204-225
Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 204-225
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431063026630656