Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Andréa Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Ângelo Ricardo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683
Resumo: Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.
id FCC-1_5f4b0381fcc76bf2ad416c627f11a0c0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2683
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.Qualidade da EducaçãoPolíticas EducacionaisIndicadores EducacionaisMunicípiosEste artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.Fundação Carlos Chagas2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 836-8551980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683/2640Gouveia, Andréa BarbosaSouza, Ângelo Ricardo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T15:09:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2683Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-04-08T15:09:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
title Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
spellingShingle Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
Gouveia, Andréa Barbosa
Qualidade da Educação
Políticas Educacionais
Indicadores Educacionais
Municípios
title_short Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
title_full Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
title_fullStr Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
title_full_unstemmed Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
title_sort Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
author Gouveia, Andréa Barbosa
author_facet Gouveia, Andréa Barbosa
Souza, Ângelo Ricardo de
author_role author
author2 Souza, Ângelo Ricardo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Andréa Barbosa
Souza, Ângelo Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da Educação
Políticas Educacionais
Indicadores Educacionais
Municípios
topic Qualidade da Educação
Políticas Educacionais
Indicadores Educacionais
Municípios
description Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683/2640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 836-855
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 836-855
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314460987392