Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683 |
Resumo: | Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais. |
id |
FCC-1_5f4b0381fcc76bf2ad416c627f11a0c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2683 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.Qualidade da EducaçãoPolíticas EducacionaisIndicadores EducacionaisMunicípiosEste artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.Fundação Carlos Chagas2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 836-8551980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683/2640Gouveia, Andréa BarbosaSouza, Ângelo Ricardo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T15:09:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2683Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-04-08T15:09:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
title |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
spellingShingle |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. Gouveia, Andréa Barbosa Qualidade da Educação Políticas Educacionais Indicadores Educacionais Municípios |
title_short |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
title_full |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
title_fullStr |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
title_full_unstemmed |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
title_sort |
Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. |
author |
Gouveia, Andréa Barbosa |
author_facet |
Gouveia, Andréa Barbosa Souza, Ângelo Ricardo de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ângelo Ricardo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Andréa Barbosa Souza, Ângelo Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da Educação Políticas Educacionais Indicadores Educacionais Municípios |
topic |
Qualidade da Educação Políticas Educacionais Indicadores Educacionais Municípios |
description |
Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683/2640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 836-855 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 836-855 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 836-855 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431070505074688 |