Classes e pedagogia: visível e invisível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernstein, Basil
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424
Resumo: Neste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.
id FCC-1_64f9780adda77c5e3bcde2a2ce12fa53
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1424
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Classes e pedagogia: visível e invisívelEducação pré-escolarPedagogiaAprendizagemClasse médiaNeste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.Fundação Carlos Chagas1984-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 26-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 49 (1984); 26-42Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 26-42Cadernos de Pesquisa; n. 49 (1984); 26-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424/1422Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernstein, Basil2023-02-17T15:00:03Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1424Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-17T15:00:03Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes e pedagogia: visível e invisível
title Classes e pedagogia: visível e invisível
spellingShingle Classes e pedagogia: visível e invisível
Bernstein, Basil
Educação pré-escolar
Pedagogia
Aprendizagem
Classe média
title_short Classes e pedagogia: visível e invisível
title_full Classes e pedagogia: visível e invisível
title_fullStr Classes e pedagogia: visível e invisível
title_full_unstemmed Classes e pedagogia: visível e invisível
title_sort Classes e pedagogia: visível e invisível
author Bernstein, Basil
author_facet Bernstein, Basil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernstein, Basil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Pedagogia
Aprendizagem
Classe média
topic Educação pré-escolar
Pedagogia
Aprendizagem
Classe média
description Neste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1424/1422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 26-42
Cadernos de Pesquisa; Núm. 49 (1984); 26-42
Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 26-42
Cadernos de Pesquisa; n. 49 (1984); 26-42
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312918532096