Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo descrever e problematizar a construção da agenda sobre "sexismo no livro didático" em cenário internacional e nacional. Para tanto, efetua uma revisão crítica da literatura desde a década de 1960 até a contemporaneidade, dando especial ênfase a permanências e mudanças, bem como a tensões detectadas na implementação de políticas que visam o combate ao "sexismo" nos livros didáticos. |
id |
FCC-1_7e5b06d38685cd4dfd660597993a284c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/234 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua críticaLivros DidáticosBibliografiaPrograma Nacional do Livro DidáticoSexismoO artigo tem por objetivo descrever e problematizar a construção da agenda sobre "sexismo no livro didático" em cenário internacional e nacional. Para tanto, efetua uma revisão crítica da literatura desde a década de 1960 até a contemporaneidade, dando especial ênfase a permanências e mudanças, bem como a tensões detectadas na implementação de políticas que visam o combate ao "sexismo" nos livros didáticos.Fundação Carlos Chagas2009-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 489-519Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 489-519Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 489-519Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 489-5191980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234/248Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosemberg, FúlviaMoura, Neide Cardoso deSilva, Paulo Vinícius Baptista2023-10-19T13:29:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/234Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T13:29:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
title |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
spellingShingle |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica Rosemberg, Fúlvia Livros Didáticos Bibliografia Programa Nacional do Livro Didático Sexismo |
title_short |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
title_full |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
title_fullStr |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
title_full_unstemmed |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
title_sort |
Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica |
author |
Rosemberg, Fúlvia |
author_facet |
Rosemberg, Fúlvia Moura, Neide Cardoso de Silva, Paulo Vinícius Baptista |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Neide Cardoso de Silva, Paulo Vinícius Baptista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosemberg, Fúlvia Moura, Neide Cardoso de Silva, Paulo Vinícius Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Didáticos Bibliografia Programa Nacional do Livro Didático Sexismo |
topic |
Livros Didáticos Bibliografia Programa Nacional do Livro Didático Sexismo |
description |
O artigo tem por objetivo descrever e problematizar a construção da agenda sobre "sexismo no livro didático" em cenário internacional e nacional. Para tanto, efetua uma revisão crítica da literatura desde a década de 1960 até a contemporaneidade, dando especial ênfase a permanências e mudanças, bem como a tensões detectadas na implementação de políticas que visam o combate ao "sexismo" nos livros didáticos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/234/248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 489-519 Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 489-519 Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 489-519 Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 489-519 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431063586570240 |