Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008 |
Resumo: | A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar. |
id |
FCC-1_8cda99707d0296b99206865a0f00db66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1008 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisaAvaliação da EducaçãoAcesso ao Ensino SuperiorRendimento EscolarEducação de adultosCadernos de PesquisaA avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.Fundação Carlos Chagas1992-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 100-105Cadernos de Pesquisa; Núm. 80 (1992); 100-105Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 100-105Cadernos de Pesquisa; n. 80 (1992); 100-1051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008/1017Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Heraldo Marelim2023-07-28T15:48:01Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1008Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-07-28T15:48:01Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
title |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
spellingShingle |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa Vianna, Heraldo Marelim Avaliação da Educação Acesso ao Ensino Superior Rendimento Escolar Educação de adultos Cadernos de Pesquisa |
title_short |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
title_full |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
title_fullStr |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
title_sort |
Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa |
author |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_facet |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Heraldo Marelim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Acesso ao Ensino Superior Rendimento Escolar Educação de adultos Cadernos de Pesquisa |
topic |
Avaliação da Educação Acesso ao Ensino Superior Rendimento Escolar Educação de adultos Cadernos de Pesquisa |
description |
A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008/1017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 100-105 Cadernos de Pesquisa; Núm. 80 (1992); 100-105 Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 100-105 Cadernos de Pesquisa; n. 80 (1992); 100-105 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311497711616 |