A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072 |
Resumo: | Diante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela. |
id |
FCC-1_94750051b502776fd1bddb4c99cfaae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1072 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadorasPapel do ProfessorPrática de EnsinoDiante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela.Fundação Carlos Chagas1990-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 71-781980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072/1077Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alice Setúbal S.Lomônaco, Beatriz Penteado2023-03-30T14:07:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1072Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-30T14:07:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
title |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
spellingShingle |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras Silva, Maria Alice Setúbal S. Papel do Professor Prática de Ensino |
title_short |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
title_full |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
title_fullStr |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
title_sort |
A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras |
author |
Silva, Maria Alice Setúbal S. |
author_facet |
Silva, Maria Alice Setúbal S. Lomônaco, Beatriz Penteado |
author_role |
author |
author2 |
Lomônaco, Beatriz Penteado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Alice Setúbal S. Lomônaco, Beatriz Penteado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do Professor Prática de Ensino |
topic |
Papel do Professor Prática de Ensino |
description |
Diante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072/1077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78 Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 71-78 Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78 Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 71-78 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311562723328 |