A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Alice Setúbal S.
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Lomônaco, Beatriz Penteado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072
Resumo: Diante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela.
id FCC-1_94750051b502776fd1bddb4c99cfaae2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1072
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadorasPapel do ProfessorPrática de EnsinoDiante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela.Fundação Carlos Chagas1990-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 71-781980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072/1077Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alice Setúbal S.Lomônaco, Beatriz Penteado2023-03-30T14:07:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1072Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-30T14:07:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
title A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
spellingShingle A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
Silva, Maria Alice Setúbal S.
Papel do Professor
Prática de Ensino
title_short A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
title_full A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
title_fullStr A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
title_full_unstemmed A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
title_sort A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras
author Silva, Maria Alice Setúbal S.
author_facet Silva, Maria Alice Setúbal S.
Lomônaco, Beatriz Penteado
author_role author
author2 Lomônaco, Beatriz Penteado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Alice Setúbal S.
Lomônaco, Beatriz Penteado
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do Professor
Prática de Ensino
topic Papel do Professor
Prática de Ensino
description Diante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1072/1077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78
Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 71-78
Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 71-78
Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 71-78
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311562723328