Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609 |
Resumo: | Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho. |
id |
FCC-1_ec7e611ae8de9bc38b3a53a8fb6ff66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1609 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"Práticas de ensinoPsicologiaPapel do professorEste estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.Fundação Carlos Chagas1981-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 14-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609/1596Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Zilma de Moraes Ramos deManzolli, Maria Cecilia2023-05-04T15:57:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1609Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-04T15:57:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
title |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
spellingShingle |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de Práticas de ensino Psicologia Papel do professor |
title_short |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
title_full |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
title_fullStr |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
title_full_unstemmed |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
title_sort |
Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" |
author |
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de |
author_facet |
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de Manzolli, Maria Cecilia |
author_role |
author |
author2 |
Manzolli, Maria Cecilia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de Manzolli, Maria Cecilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de ensino Psicologia Papel do professor |
topic |
Práticas de ensino Psicologia Papel do professor |
description |
Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609/1596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25 Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 14-25 Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25 Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 14-25 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431069381001216 |