As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saviani, Dermeval
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546
Resumo: De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.
id FCC-1_9dbe536daeb837b2ce9441e129024999
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1546
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling As teorias da educação e o problema da marginalidade na América LatinaMarginalidadeTeorias de educaçãoAmérica LatinaPedagogia tradicionalDe acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.Fundação Carlos Chagas1982-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; Núm. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; n. 42 (1982); 8-181980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Dermeval2023-05-24T13:36:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1546Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T13:36:26Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
title As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
spellingShingle As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
Saviani, Dermeval
Marginalidade
Teorias de educação
América Latina
Pedagogia tradicional
title_short As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
title_full As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
title_fullStr As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
title_full_unstemmed As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
title_sort As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
author Saviani, Dermeval
author_facet Saviani, Dermeval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saviani, Dermeval
dc.subject.por.fl_str_mv Marginalidade
Teorias de educação
América Latina
Pedagogia tradicional
topic Marginalidade
Teorias de educação
América Latina
Pedagogia tradicional
description De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18
Cadernos de Pesquisa; Núm. 42 (1982); 8-18
Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18
Cadernos de Pesquisa; n. 42 (1982); 8-18
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313309650944