As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546 |
Resumo: | De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela. |
id |
FCC-1_9dbe536daeb837b2ce9441e129024999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1546 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América LatinaMarginalidadeTeorias de educaçãoAmérica LatinaPedagogia tradicionalDe acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.Fundação Carlos Chagas1982-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; Núm. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18Cadernos de Pesquisa; n. 42 (1982); 8-181980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Dermeval2023-05-24T13:36:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1546Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T13:36:26Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
title |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
spellingShingle |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina Saviani, Dermeval Marginalidade Teorias de educação América Latina Pedagogia tradicional |
title_short |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
title_full |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
title_fullStr |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
title_full_unstemmed |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
title_sort |
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina |
author |
Saviani, Dermeval |
author_facet |
Saviani, Dermeval |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marginalidade Teorias de educação América Latina Pedagogia tradicional |
topic |
Marginalidade Teorias de educação América Latina Pedagogia tradicional |
description |
De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela. |
publishDate |
1982 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1982-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18 Cadernos de Pesquisa; Núm. 42 (1982); 8-18 Cadernos de Pesquisa; No. 42 (1982); 8-18 Cadernos de Pesquisa; n. 42 (1982); 8-18 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313309650944 |