Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane Soares de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845
Resumo: A formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.
id FCC-1_a095ca3093a5048c68b8583b18e327a2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/845
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professoresFormação de ProfessoresCurrículos1º GrauA formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.Fundação Carlos Chagas1995-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845Cadernos de Pesquisa; No. 93 (1995); 22-31Cadernos de Pesquisa; Núm. 93 (1995); 22-31Cadernos de Pesquisa; No. 93 (1995); 22-31Cadernos de Pesquisa; n. 93 (1995); 22-311980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845/852Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jane Soares de2023-10-24T12:30:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/845Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T12:30:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
title Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
spellingShingle Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
Almeida, Jane Soares de
Formação de Professores
Currículos
1º Grau
title_short Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
title_full Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
title_fullStr Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
title_full_unstemmed Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
title_sort Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
author Almeida, Jane Soares de
author_facet Almeida, Jane Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Currículos
1º Grau
topic Formação de Professores
Currículos
1º Grau
description A formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/845/852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 93 (1995); 22-31
Cadernos de Pesquisa; Núm. 93 (1995); 22-31
Cadernos de Pesquisa; No. 93 (1995); 22-31
Cadernos de Pesquisa; n. 93 (1995); 22-31
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310848643072