A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100008 |
Resumo: | O artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de "área" introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura. |
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A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionadoestágio curricularformação de professoresParâmetros Curriculares NacionaisO artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de "área" introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100008Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132001000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Anna Maria Pessoa depor2012-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132001000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:20.986805Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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