Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413 |
Resumo: | Estudo de caso sobre o fracasso sistemático de meninos no ensino fundamental, inspirado na etnografia educacional. O trabalho refuta as primeiras explicações dadas na literatura educacional, que tendiam a identificar como causa do problema a socialização diferenciada entre meninos e meninas. As meninas, ao contrário de seus colegas do sexo oposto, teriam menos dificuldades por ser educadas para o exercício da passividade e obediência às normas. A partir de investigação empírica desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Município de São Paulo, foi possível verificar a inexistência desses referenciais fixos de masculino e feminino. Constatou-se uma intrincada trama de masculinidades e feminilidades fortemente articuladas ao pertencimento social dos estudantes, com implicações diferenciadas para o fracasso/sucesso escolar. |
id |
FCC-1_a3cd2175aded36ce14cb260e4a708d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/413 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninosMeninosRelações de GêneroFracasso EscolarSocializaçãoEstudo de caso sobre o fracasso sistemático de meninos no ensino fundamental, inspirado na etnografia educacional. O trabalho refuta as primeiras explicações dadas na literatura educacional, que tendiam a identificar como causa do problema a socialização diferenciada entre meninos e meninas. As meninas, ao contrário de seus colegas do sexo oposto, teriam menos dificuldades por ser educadas para o exercício da passividade e obediência às normas. A partir de investigação empírica desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Município de São Paulo, foi possível verificar a inexistência desses referenciais fixos de masculino e feminino. Constatou-se uma intrincada trama de masculinidades e feminilidades fortemente articuladas ao pertencimento social dos estudantes, com implicações diferenciadas para o fracasso/sucesso escolar.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 129-149Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 129-149Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 129-149Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 129-1491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413/416Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Rosemeire dos Santos2023-11-06T13:06:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/413Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:06:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
title |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
spellingShingle |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos Brito, Rosemeire dos Santos Meninos Relações de Gênero Fracasso Escolar Socialização |
title_short |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
title_full |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
title_fullStr |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
title_full_unstemmed |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
title_sort |
Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos |
author |
Brito, Rosemeire dos Santos |
author_facet |
Brito, Rosemeire dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Rosemeire dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meninos Relações de Gênero Fracasso Escolar Socialização |
topic |
Meninos Relações de Gênero Fracasso Escolar Socialização |
description |
Estudo de caso sobre o fracasso sistemático de meninos no ensino fundamental, inspirado na etnografia educacional. O trabalho refuta as primeiras explicações dadas na literatura educacional, que tendiam a identificar como causa do problema a socialização diferenciada entre meninos e meninas. As meninas, ao contrário de seus colegas do sexo oposto, teriam menos dificuldades por ser educadas para o exercício da passividade e obediência às normas. A partir de investigação empírica desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Município de São Paulo, foi possível verificar a inexistência desses referenciais fixos de masculino e feminino. Constatou-se uma intrincada trama de masculinidades e feminilidades fortemente articuladas ao pertencimento social dos estudantes, com implicações diferenciadas para o fracasso/sucesso escolar. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 129-149 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 129-149 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 129-149 Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 129-149 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431064577474560 |