Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/847 |
Resumo: | O fracasso escolar estaria associado ao sexo dos alunos? Um levantamento realizado em duas escolas de Mangaratiba (RJ), para um período de nove anos e com todos os seus alunos (N = 10.338), separando-os pelo sexo e situação escolar, indicou uma associação estatisticamente significativa entre sexo e reprovação, os meninos reprovam mais. Quais seriam as explicações plausíveis? Da análise de 82 entrevistas e Livros de Ocorrências obteve-se as justificativas dos atores sociais das escolas para bom aluno, que apresenta um conjunto de qualidades do que se diz ser feminino: obediência, passividade, esmero e bom comportamento. AbstractThe school failure would be associated with the gender of the students? A survey made in two schools of Mangaratiba (RJ), for period of nine years and with all their students (N = 10.338), separating them by sex and school situation, indicated a statistically significant association between sex and failure, the boys fail more. What would be the plausible explanations? From the analysis of 82 interviews and the Livros de Ocorrências (Books of Occurrences), it was obtained the justification of the social actors for good student, which presents a set of qualities coincident with what it is said to be female: obedience, passivity, neatness, accuracy and good behavior.Keywords: School failure. Gender. Social Representations. |
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