A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Camila Itikawa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28683
Resumo: Este artigo tem como objetivo definir e discutir as categorias teoria, prática e práxis na tradição do materialismo histórico e dialético a partir do filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez e seus desdobramentos para a educação, em especial, para o campo da formação de professores. Concluímos que a separação entre teoria e prática produz concepções formativas instrumentais como a racionalidade técnica e a racionalidade prático-utilitária, respectivamente. Por outro lado, defendemos a necessidade da práxis como fundamento dos processos formativos de futuros professores, uma vez que se trata de um curso que prepara para uma futura prátia profissional, ou seja, demanda conhecimento e intervenção na realidade social.
id UFBA-10_cc6ce460f75e0acd59af1212a941a811
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28683
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definiçõespráxisteoriapráticaformação de professores.Este artigo tem como objetivo definir e discutir as categorias teoria, prática e práxis na tradição do materialismo histórico e dialético a partir do filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez e seus desdobramentos para a educação, em especial, para o campo da formação de professores. Concluímos que a separação entre teoria e prática produz concepções formativas instrumentais como a racionalidade técnica e a racionalidade prático-utilitária, respectivamente. Por outro lado, defendemos a necessidade da práxis como fundamento dos processos formativos de futuros professores, uma vez que se trata de um curso que prepara para uma futura prátia profissional, ou seja, demanda conhecimento e intervenção na realidade social.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Teórica.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2868310.9771/gmed.v11i1.28683Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 267-2762175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28683/19391Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenes, Camila Itikawa2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28683Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
title A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
spellingShingle A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
Gimenes, Camila Itikawa
práxis
teoria
prática
formação de professores.
title_short A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
title_full A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
title_fullStr A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
title_full_unstemmed A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
title_sort A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
author Gimenes, Camila Itikawa
author_facet Gimenes, Camila Itikawa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Camila Itikawa
dc.subject.por.fl_str_mv práxis
teoria
prática
formação de professores.
topic práxis
teoria
prática
formação de professores.
description Este artigo tem como objetivo definir e discutir as categorias teoria, prática e práxis na tradição do materialismo histórico e dialético a partir do filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez e seus desdobramentos para a educação, em especial, para o campo da formação de professores. Concluímos que a separação entre teoria e prática produz concepções formativas instrumentais como a racionalidade técnica e a racionalidade prático-utilitária, respectivamente. Por outro lado, defendemos a necessidade da práxis como fundamento dos processos formativos de futuros professores, uma vez que se trata de um curso que prepara para uma futura prátia profissional, ou seja, demanda conhecimento e intervenção na realidade social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Teórica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28683
10.9771/gmed.v11i1.28683
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28683
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i1.28683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28683/19391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 267-276
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517944668160