Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasche, Vânia Maria Moreira
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: Kude, Vera Maria Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338
Resumo: Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.
id FCC-1_b6d34d2c1966ed5973948424e1f6b805
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1338
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professorDesenvolvimento cognitivoFracasso escolarRendimento escolarPrática de ensinoNuma pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.Fundação Carlos Chagas1986-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; Núm. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; n. 57 (1986); 61-701980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338/1338Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRasche, Vânia Maria MoreiraKude, Vera Maria Moreira2023-01-19T15:17:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1338Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-19T15:17:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
title Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
spellingShingle Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
Rasche, Vânia Maria Moreira
Desenvolvimento cognitivo
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Prática de ensino
title_short Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
title_full Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
title_fullStr Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
title_full_unstemmed Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
title_sort Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
author Rasche, Vânia Maria Moreira
author_facet Rasche, Vânia Maria Moreira
Kude, Vera Maria Moreira
author_role author
author2 Kude, Vera Maria Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasche, Vânia Maria Moreira
Kude, Vera Maria Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Prática de ensino
topic Desenvolvimento cognitivo
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Prática de ensino
description Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338/1338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70
Cadernos de Pesquisa; Núm. 57 (1986); 61-70
Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70
Cadernos de Pesquisa; n. 57 (1986); 61-70
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312559919104