Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338 |
Resumo: | Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor. |
id |
FCC-1_b6d34d2c1966ed5973948424e1f6b805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1338 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professorDesenvolvimento cognitivoFracasso escolarRendimento escolarPrática de ensinoNuma pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.Fundação Carlos Chagas1986-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; Núm. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70Cadernos de Pesquisa; n. 57 (1986); 61-701980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338/1338Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRasche, Vânia Maria MoreiraKude, Vera Maria Moreira2023-01-19T15:17:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1338Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-19T15:17:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
title |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
spellingShingle |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor Rasche, Vânia Maria Moreira Desenvolvimento cognitivo Fracasso escolar Rendimento escolar Prática de ensino |
title_short |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_full |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_fullStr |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_full_unstemmed |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_sort |
Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor |
author |
Rasche, Vânia Maria Moreira |
author_facet |
Rasche, Vânia Maria Moreira Kude, Vera Maria Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Kude, Vera Maria Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rasche, Vânia Maria Moreira Kude, Vera Maria Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Fracasso escolar Rendimento escolar Prática de ensino |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Fracasso escolar Rendimento escolar Prática de ensino |
description |
Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor. |
publishDate |
1986 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1986-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338/1338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70 Cadernos de Pesquisa; Núm. 57 (1986); 61-70 Cadernos de Pesquisa; No. 57 (1986); 61-70 Cadernos de Pesquisa; n. 57 (1986); 61-70 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312559919104 |