Currículo: entre teorias e métodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229 |
Resumo: | Em um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão. |
id |
FCC-1_bb045ea88ad934c68483dac0e4d828b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/229 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo: entre teorias e métodosCurrículoTeoriaMétodoGlobalizaçãoEm um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão.Fundação Carlos Chagas2009-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 383-4001980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229/242Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, José Augusto2023-10-19T12:47:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/229Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T12:47:24Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo: entre teorias e métodos |
title |
Currículo: entre teorias e métodos |
spellingShingle |
Currículo: entre teorias e métodos Pacheco, José Augusto Currículo Teoria Método Globalização |
title_short |
Currículo: entre teorias e métodos |
title_full |
Currículo: entre teorias e métodos |
title_fullStr |
Currículo: entre teorias e métodos |
title_full_unstemmed |
Currículo: entre teorias e métodos |
title_sort |
Currículo: entre teorias e métodos |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Teoria Método Globalização |
topic |
Currículo Teoria Método Globalização |
description |
Em um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400 Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 383-400 Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400 Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 383-400 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308469424128 |