Currículo: entre teorias e métodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229
Resumo: Em um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão.
id FCC-1_bb045ea88ad934c68483dac0e4d828b3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/229
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Currículo: entre teorias e métodosCurrículoTeoriaMétodoGlobalizaçãoEm um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão.Fundação Carlos Chagas2009-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 383-4001980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229/242Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, José Augusto2023-10-19T12:47:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/229Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T12:47:24Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo: entre teorias e métodos
title Currículo: entre teorias e métodos
spellingShingle Currículo: entre teorias e métodos
Pacheco, José Augusto
Currículo
Teoria
Método
Globalização
title_short Currículo: entre teorias e métodos
title_full Currículo: entre teorias e métodos
title_fullStr Currículo: entre teorias e métodos
title_full_unstemmed Currículo: entre teorias e métodos
title_sort Currículo: entre teorias e métodos
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Teoria
Método
Globalização
topic Currículo
Teoria
Método
Globalização
description Em um momento de intensa globalização, em que se impõem novos padrões e novos conceitos, o currículo ganha uma outra centralidade educacional, sobretudo se for considerado da perspectiva da noção de conhecimento. Procura-se, neste artigo, debater questões ligadas à teorização e ao método do currículo, destacando-se quer as teorias críticas e de instrução, sempre cruzadas com a racionalidade tyleriana e o relativismo, quer o currere como espaço de discussão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/229/242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 383-400
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 383-400
Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 383-400
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308469424128