Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Priscila Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wenetz, Ileana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074
Resumo: This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. 
id FCC-1_bc5f089a96c6f096e4af246dc27c5aaa
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6074
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the projectUn análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escolaUne approche genrée du projeto gênero e diversidade na escolaUma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escolaDiversidadePolíticas PúblicasFormação de ProfessoresProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversitéPolitiques PubliquesFormation des EnseignantsProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversidadPolíticas PúblicasFormación de ProfesoresProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversityPublic PolicyTeacher TrainingProjeto Gênero e Diversidade na EscolaThis paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. A partir de los estudios feministas y en una perspectiva posestructuralista, discutimos cómo el género y la diversidad son impulsados conceptualmente y metodológicamente en la agenda de una política de formación de profesores/as de la educación básica regida por la educación para la diversidad, titulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Proyecto Género y Diversidad en Escuela] (GDE). Analizamos cuatro documentos orientadores del GDE entre los años 2007 y 2011. Realizamos un análisis cultural para argumentar sobre las ininteligibilidades de una educación en género y en diversidad propuesta por la política basada en el trato con la diversidad sexual y la diversidad cultural, el sexo y el binarismo de género. Tensamos sus límites y potencialidades como agenda de Estado para el gobierno a expensas de la producción de cuerpos (in) viables.  À partir des études féministes et dans une perspective poststructuraliste, cet article se penche sur la manière dont le genre et la diversité sont conceptuellement et méthodologiquement mis à l’agenda d’une politique pour la formation des professeurs. Il s’agit d’une politique prenant en compte l’éducation à la diversité, intitulée Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Genre et Diversité à l’École] (GDE). Nous avons retenu quatre documents directeurs du GDE de la période 2007 à 2011 et effectué une analyse culturelle visant à discuter les manques d’intelligibilité d’une éducation au genre et à la diversité proposée par cette politique centrée su r les rapports entre diversité sexuelle et diversité culturelle, bien que sur sexe et binarisme de genre. Nous montrons à la fois les limites et les potentialités que représente cet agenda pour la maitrise des corps au détriment de la production des corps (non) viables.  A partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, discutimos como gênero e diversidade são acionados conceitual e metodologicamente na agenda de uma política de formação de professores/as da educação básica pautada pela educação para a diversidade, intitulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Analisamos quatro documentos norteadores do GDE entre os anos 2007 e 2011. Realizamos uma análise cultural para argumentar sobre as ininteligibilidades de uma educação em gênero e em diversidade proposta pela política organizada com base no trato com a diversidade sexual e a diversidade cultural, bem como o sexo e o binarismo de gênero. Tensionamos seus limites e potencialidades como agenda de Estado para o governamento a expensas da produção de corpos (in)viáveis.Fundação Carlos Chagas2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 Núm. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; v. 49 n. 173: jul./set.2019; 226-2431980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_1https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_2Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDornelles, Priscila GomesWenetz, Ileana2022-10-19T14:00:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6074Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-10-19T14:00:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
Un análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escola
Une approche genrée du projeto gênero e diversidade na escola
Uma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escola
title Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
spellingShingle Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
Dornelles, Priscila Gomes
Diversidade
Políticas Públicas
Formação de Professores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversité
Politiques Publiques
Formation des Enseignants
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversidad
Políticas Públicas
Formación de Profesores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversity
Public Policy
Teacher Training
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
title_short Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
title_full Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
title_fullStr Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
title_full_unstemmed Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
title_sort Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
author Dornelles, Priscila Gomes
author_facet Dornelles, Priscila Gomes
Wenetz, Ileana
author_role author
author2 Wenetz, Ileana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Priscila Gomes
Wenetz, Ileana
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Políticas Públicas
Formação de Professores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversité
Politiques Publiques
Formation des Enseignants
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversidad
Políticas Públicas
Formación de Profesores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversity
Public Policy
Teacher Training
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
topic Diversidade
Políticas Públicas
Formação de Professores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversité
Politiques Publiques
Formation des Enseignants
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversidad
Políticas Públicas
Formación de Profesores
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
Diversity
Public Policy
Teacher Training
Projeto Gênero e Diversidade na Escola
description This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_1
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243
Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 Núm. 173: jul./set.2019; 226-243
Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243
Cadernos de Pesquisa; v. 49 n. 173: jul./set.2019; 226-243
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330316443844608