Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074 |
Resumo: | This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. |
id |
FCC-1_bc5f089a96c6f096e4af246dc27c5aaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6074 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the projectUn análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escolaUne approche genrée du projeto gênero e diversidade na escolaUma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escolaDiversidadePolíticas PúblicasFormação de ProfessoresProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversitéPolitiques PubliquesFormation des EnseignantsProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversidadPolíticas PúblicasFormación de ProfesoresProjeto Gênero e Diversidade na EscolaDiversityPublic PolicyTeacher TrainingProjeto Gênero e Diversidade na EscolaThis paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. A partir de los estudios feministas y en una perspectiva posestructuralista, discutimos cómo el género y la diversidad son impulsados conceptualmente y metodológicamente en la agenda de una política de formación de profesores/as de la educación básica regida por la educación para la diversidad, titulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Proyecto Género y Diversidad en Escuela] (GDE). Analizamos cuatro documentos orientadores del GDE entre los años 2007 y 2011. Realizamos un análisis cultural para argumentar sobre las ininteligibilidades de una educación en género y en diversidad propuesta por la política basada en el trato con la diversidad sexual y la diversidad cultural, el sexo y el binarismo de género. Tensamos sus límites y potencialidades como agenda de Estado para el gobierno a expensas de la producción de cuerpos (in) viables. À partir des études féministes et dans une perspective poststructuraliste, cet article se penche sur la manière dont le genre et la diversité sont conceptuellement et méthodologiquement mis à l’agenda d’une politique pour la formation des professeurs. Il s’agit d’une politique prenant en compte l’éducation à la diversité, intitulée Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Genre et Diversité à l’École] (GDE). Nous avons retenu quatre documents directeurs du GDE de la période 2007 à 2011 et effectué une analyse culturelle visant à discuter les manques d’intelligibilité d’une éducation au genre et à la diversité proposée par cette politique centrée su r les rapports entre diversité sexuelle et diversité culturelle, bien que sur sexe et binarisme de genre. Nous montrons à la fois les limites et les potentialités que représente cet agenda pour la maitrise des corps au détriment de la production des corps (non) viables. A partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, discutimos como gênero e diversidade são acionados conceitual e metodologicamente na agenda de uma política de formação de professores/as da educação básica pautada pela educação para a diversidade, intitulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Analisamos quatro documentos norteadores do GDE entre os anos 2007 e 2011. Realizamos uma análise cultural para argumentar sobre as ininteligibilidades de uma educação em gênero e em diversidade proposta pela política organizada com base no trato com a diversidade sexual e a diversidade cultural, bem como o sexo e o binarismo de gênero. Tensionamos seus limites e potencialidades como agenda de Estado para o governamento a expensas da produção de corpos (in)viáveis.Fundação Carlos Chagas2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 Núm. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243Cadernos de Pesquisa; v. 49 n. 173: jul./set.2019; 226-2431980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_1https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_2Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDornelles, Priscila GomesWenetz, Ileana2022-10-19T14:00:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6074Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-10-19T14:00:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project Un análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escola Une approche genrée du projeto gênero e diversidade na escola Uma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escola |
title |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
spellingShingle |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project Dornelles, Priscila Gomes Diversidade Políticas Públicas Formação de Professores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversité Politiques Publiques Formation des Enseignants Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversidad Políticas Públicas Formación de Profesores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversity Public Policy Teacher Training Projeto Gênero e Diversidade na Escola |
title_short |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
title_full |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
title_fullStr |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
title_full_unstemmed |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
title_sort |
Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project |
author |
Dornelles, Priscila Gomes |
author_facet |
Dornelles, Priscila Gomes Wenetz, Ileana |
author_role |
author |
author2 |
Wenetz, Ileana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles, Priscila Gomes Wenetz, Ileana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Políticas Públicas Formação de Professores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversité Politiques Publiques Formation des Enseignants Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversidad Políticas Públicas Formación de Profesores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversity Public Policy Teacher Training Projeto Gênero e Diversidade na Escola |
topic |
Diversidade Políticas Públicas Formação de Professores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversité Politiques Publiques Formation des Enseignants Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversidad Políticas Públicas Formación de Profesores Projeto Gênero e Diversidade na Escola Diversity Public Policy Teacher Training Projeto Gênero e Diversidade na Escola |
description |
This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_1 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243 Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 Núm. 173: jul./set.2019; 226-243 Cadernos de Pesquisa; Vol. 49 No. 173: jul./set.2019; 226-243 Cadernos de Pesquisa; v. 49 n. 173: jul./set.2019; 226-243 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330316443844608 |