O brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wajskop, Gisela
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859
Resumo: O texto apresenta uma concepção sócio-histórica do brincar e faz um panorama de sua evolução nas teorias e práticas pedagógicas pré-escolares ocidentais. Baseado em trabalhos de Brougère, Henriot e Vygotsky, desenvolve a idéia de que a valorização do brincar na educação infantil está associada a uma nova imagem de criança que vem sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII. Levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.
id FCC-1_bf8736b7b78430eec1bdb873fd6ac8f4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/859
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O brincar na educação infantilBrincarEducação InfantilPrática PedagógicaTeoria Pré-EscolarO texto apresenta uma concepção sócio-histórica do brincar e faz um panorama de sua evolução nas teorias e práticas pedagógicas pré-escolares ocidentais. Baseado em trabalhos de Brougère, Henriot e Vygotsky, desenvolve a idéia de que a valorização do brincar na educação infantil está associada a uma nova imagem de criança que vem sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII. Levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.Fundação Carlos Chagas1995-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 62-69Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 62-69Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 62-69Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 62-691980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859/866Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWajskop, Gisela2023-10-18T15:51:03Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/859Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-18T15:51:03Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar na educação infantil
title O brincar na educação infantil
spellingShingle O brincar na educação infantil
Wajskop, Gisela
Brincar
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Teoria Pré-Escolar
title_short O brincar na educação infantil
title_full O brincar na educação infantil
title_fullStr O brincar na educação infantil
title_full_unstemmed O brincar na educação infantil
title_sort O brincar na educação infantil
author Wajskop, Gisela
author_facet Wajskop, Gisela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wajskop, Gisela
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Teoria Pré-Escolar
topic Brincar
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Teoria Pré-Escolar
description O texto apresenta uma concepção sócio-histórica do brincar e faz um panorama de sua evolução nas teorias e práticas pedagógicas pré-escolares ocidentais. Baseado em trabalhos de Brougère, Henriot e Vygotsky, desenvolve a idéia de que a valorização do brincar na educação infantil está associada a uma nova imagem de criança que vem sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII. Levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/859/866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 62-69
Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 62-69
Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 62-69
Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 62-69
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310864371712