O profissional da inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorziat, Ana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691
Resumo: O texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.
id FCC-1_c9f86fe4be6e3b6f948521ad709e1c7e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2691
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O profissional da inclusão escolarEducação InclusivaEducação EspecialPortugalBrasilO texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.Fundação Carlos Chagas2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 986-1003Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 986-1003Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 986-1003Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 986-10031980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691/2626Dorziat, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T15:09:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2691Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-04-08T15:09:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional da inclusão escolar
title O profissional da inclusão escolar
spellingShingle O profissional da inclusão escolar
Dorziat, Ana
Educação Inclusiva
Educação Especial
Portugal
Brasil
title_short O profissional da inclusão escolar
title_full O profissional da inclusão escolar
title_fullStr O profissional da inclusão escolar
title_full_unstemmed O profissional da inclusão escolar
title_sort O profissional da inclusão escolar
author Dorziat, Ana
author_facet Dorziat, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorziat, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Educação Especial
Portugal
Brasil
topic Educação Inclusiva
Educação Especial
Portugal
Brasil
description O texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691/2626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 986-1003
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 150: set./dez.2013; 986-1003
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 150: set./dez.2013; 986-1003
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 150: set./dez.2013; 986-1003
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314470424576