Violência na escola, práticas educativas e formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Augusta Salin
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Piovesan, Orene Maria, Link, Andrisa, Prestes, Lusiana F., Lisboa, Joiciana G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451
Resumo: O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.
id FCC-1_cdc222b2aecad5cd79ab774ca6854b5d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/451
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Violência na escola, práticas educativas e formação do professorAdolescênciaViolênciaEducaçãoContinuadaProfessoresO objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 635-6581980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451/456Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Maria Augusta SalinPiovesan, Orene MariaLink, AndrisaPrestes, Lusiana F.Lisboa, Joiciana G.2023-11-06T12:51:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/451Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T12:51:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
title Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
spellingShingle Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
Gonçalves, Maria Augusta Salin
Adolescência
Violência
Educação
Continuada
Professores
title_short Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
title_full Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
title_fullStr Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
title_full_unstemmed Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
title_sort Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
author Gonçalves, Maria Augusta Salin
author_facet Gonçalves, Maria Augusta Salin
Piovesan, Orene Maria
Link, Andrisa
Prestes, Lusiana F.
Lisboa, Joiciana G.
author_role author
author2 Piovesan, Orene Maria
Link, Andrisa
Prestes, Lusiana F.
Lisboa, Joiciana G.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Augusta Salin
Piovesan, Orene Maria
Link, Andrisa
Prestes, Lusiana F.
Lisboa, Joiciana G.
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Violência
Educação
Continuada
Professores
topic Adolescência
Violência
Educação
Continuada
Professores
description O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451/456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 635-658
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 635-658
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309305139200