Violência na escola, práticas educativas e formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451 |
Resumo: | O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros. |
id |
FCC-1_cdc222b2aecad5cd79ab774ca6854b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/451 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professorAdolescênciaViolênciaEducaçãoContinuadaProfessoresO objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 635-6581980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451/456Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Maria Augusta SalinPiovesan, Orene MariaLink, AndrisaPrestes, Lusiana F.Lisboa, Joiciana G.2023-11-06T12:51:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/451Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T12:51:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
title |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
spellingShingle |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor Gonçalves, Maria Augusta Salin Adolescência Violência Educação Continuada Professores |
title_short |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
title_full |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
title_fullStr |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
title_full_unstemmed |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
title_sort |
Violência na escola, práticas educativas e formação do professor |
author |
Gonçalves, Maria Augusta Salin |
author_facet |
Gonçalves, Maria Augusta Salin Piovesan, Orene Maria Link, Andrisa Prestes, Lusiana F. Lisboa, Joiciana G. |
author_role |
author |
author2 |
Piovesan, Orene Maria Link, Andrisa Prestes, Lusiana F. Lisboa, Joiciana G. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Augusta Salin Piovesan, Orene Maria Link, Andrisa Prestes, Lusiana F. Lisboa, Joiciana G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Violência Educação Continuada Professores |
topic |
Adolescência Violência Educação Continuada Professores |
description |
O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451/456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 635-658 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 635-658 Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 635-658 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309305139200 |