A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos. |
id |
FCC-1_cf25aa88cd4eafb36234dcabe60bd29d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/834 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistérioAlfabetizaçãoFormação de ProfessoresAlfabetização EscolarReciclagem DocenteA presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 15-241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834/1869Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Sérgio Antonio da SilvaSouza, Cláudia Bernardino de2023-10-24T13:59:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/834Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T13:59:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
title |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
spellingShingle |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério Leite, Sérgio Antonio da Silva Alfabetização Formação de Professores Alfabetização Escolar Reciclagem Docente |
title_short |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
title_full |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
title_fullStr |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
title_full_unstemmed |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
title_sort |
A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério |
author |
Leite, Sérgio Antonio da Silva |
author_facet |
Leite, Sérgio Antonio da Silva Souza, Cláudia Bernardino de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Cláudia Bernardino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Sérgio Antonio da Silva Souza, Cláudia Bernardino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Formação de Professores Alfabetização Escolar Reciclagem Docente |
topic |
Alfabetização Formação de Professores Alfabetização Escolar Reciclagem Docente |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834/1869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24 Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 15-24 Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24 Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 15-24 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310837108736 |