A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sérgio Antonio da Silva
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Souza, Cláudia Bernardino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.
id FCC-1_cf25aa88cd4eafb36234dcabe60bd29d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/834
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistérioAlfabetizaçãoFormação de ProfessoresAlfabetização EscolarReciclagem DocenteA presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 15-241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834/1869Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Sérgio Antonio da SilvaSouza, Cláudia Bernardino de2023-10-24T13:59:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/834Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T13:59:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
title A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
spellingShingle A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
Leite, Sérgio Antonio da Silva
Alfabetização
Formação de Professores
Alfabetização Escolar
Reciclagem Docente
title_short A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
title_full A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
title_fullStr A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
title_full_unstemmed A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
title_sort A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
author Leite, Sérgio Antonio da Silva
author_facet Leite, Sérgio Antonio da Silva
Souza, Cláudia Bernardino de
author_role author
author2 Souza, Cláudia Bernardino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sérgio Antonio da Silva
Souza, Cláudia Bernardino de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Formação de Professores
Alfabetização Escolar
Reciclagem Docente
topic Alfabetização
Formação de Professores
Alfabetização Escolar
Reciclagem Docente
description A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834/1869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24
Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 15-24
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 15-24
Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 15-24
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310837108736