Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzotti, Tarso B.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051
Resumo: O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.
id FCC-1_d114df4df78a14d3e0d0dd0b9ee1dcc6
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1051
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magnaDidáticaInformáticaCOMENIOTecnologiaO artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.Fundação Carlos Chagas1991-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 24-30Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 24-30Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 24-30Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 24-301980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051/1059Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzotti, Tarso B.2023-03-31T12:29:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1051Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T12:29:41Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
title Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
spellingShingle Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
Mazzotti, Tarso B.
Didática
Informática
COMENIO
Tecnologia
title_short Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
title_full Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
title_fullStr Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
title_full_unstemmed Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
title_sort Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
author Mazzotti, Tarso B.
author_facet Mazzotti, Tarso B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzotti, Tarso B.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Informática
COMENIO
Tecnologia
topic Didática
Informática
COMENIO
Tecnologia
description O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 24-30
Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 24-30
Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 24-30
Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 24-30
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311541751808