Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edson Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106
Resumo: No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. 
id PUC_MINS-3_1d3abf0305077aa56ecb684ceef29ed8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4934
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. EscolaEducação Religiosa. Ciências da ReligiãoNo estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. Editora PUC Minas2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p110610.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-11282175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106/5613Lopes, Edson Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4934Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:57Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
title Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
spellingShingle Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
Lopes, Edson Pereira
Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola
Educação Religiosa. Ciências da Religião
title_short Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
title_full Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
title_fullStr Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
title_full_unstemmed Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
title_sort Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
author Lopes, Edson Pereira
author_facet Lopes, Edson Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola
Educação Religiosa. Ciências da Religião
topic Educação religiosa. Educação da infância. Juan Amos Comenio. Família. Escola
Educação Religiosa. Ciências da Religião
description No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna e denomina-a de “escola da infância”, o que demonstra claro entendimento, de que o espaço familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, uma vez que, dela dependeria todas as demais classes.Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu suas obras pedagógicas, dentre elas, A escola da infância, que delimita o presente artigo e, que por sua vez pretende identificar os conteúdos da educação religiosa cristã, a serem ensinados às crianças de zero a seis anos.Palavras-chave: Educação religiosa cristã. Pais-professores. Educação da primeira infância. John Amos Comenius. Família. Escola.Abstract According the study by Philippe Ariès it was noticed that from the XVII century on there was a growing emphasis in the kind of school institution that proposed the substitution of the family for professionals of the education. The child ceases to be depreciated and starts being valued, becoming the central figure within family. The son also came to be intuited as a student and perceived as a child-student.In this context, while proposing his school organization, Comenius, Father of the Modern Pedagogy, an apologist of the school institution, begins from the motherly school.named by him of “school of the childhood”, which demonstrates clear understanding that familiar space was one of the school essential classes in its proposal of reforming and organizing the school institution. In order to attend such demand, Comenius wrote some pedagogic works, among them "The school of the childhood", that delimits the present article and intends to identify the contents of the religious Christian education to be taught to children from birth to six years old.Keywords: Religious Christian education. Parents-teachers. Education of the early childhood. John Amos Comenius. Family. School. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106
10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1106/5613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 1106-1128
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124748843614208