O ambiente da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças. |
id |
FCC-1_d34f1939abd03a3705a5993168609b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/899 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente da criançaDesenvolvimento InfantilAmbiente SocioculturalProgramas de IntervençãoO objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças.Fundação Carlos Chagas1994-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; Núm. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; n. 89 (1994); 5-231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899/906Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Terezinha2023-10-23T13:48:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/899Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T13:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente da criança |
title |
O ambiente da criança |
spellingShingle |
O ambiente da criança Nunes, Terezinha Desenvolvimento Infantil Ambiente Sociocultural Programas de Intervenção |
title_short |
O ambiente da criança |
title_full |
O ambiente da criança |
title_fullStr |
O ambiente da criança |
title_full_unstemmed |
O ambiente da criança |
title_sort |
O ambiente da criança |
author |
Nunes, Terezinha |
author_facet |
Nunes, Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Ambiente Sociocultural Programas de Intervenção |
topic |
Desenvolvimento Infantil Ambiente Sociocultural Programas de Intervenção |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899/906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23 Cadernos de Pesquisa; Núm. 89 (1994); 5-23 Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23 Cadernos de Pesquisa; n. 89 (1994); 5-23 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311143292928 |