O ambiente da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Terezinha
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças.
id FCC-1_d34f1939abd03a3705a5993168609b0d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/899
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O ambiente da criançaDesenvolvimento InfantilAmbiente SocioculturalProgramas de IntervençãoO objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças.Fundação Carlos Chagas1994-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; Núm. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23Cadernos de Pesquisa; n. 89 (1994); 5-231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899/906Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Terezinha2023-10-23T13:48:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/899Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T13:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente da criança
title O ambiente da criança
spellingShingle O ambiente da criança
Nunes, Terezinha
Desenvolvimento Infantil
Ambiente Sociocultural
Programas de Intervenção
title_short O ambiente da criança
title_full O ambiente da criança
title_fullStr O ambiente da criança
title_full_unstemmed O ambiente da criança
title_sort O ambiente da criança
author Nunes, Terezinha
author_facet Nunes, Terezinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Ambiente Sociocultural
Programas de Intervenção
topic Desenvolvimento Infantil
Ambiente Sociocultural
Programas de Intervenção
description O objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/899/906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23
Cadernos de Pesquisa; Núm. 89 (1994); 5-23
Cadernos de Pesquisa; No. 89 (1994); 5-23
Cadernos de Pesquisa; n. 89 (1994); 5-23
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311143292928